Tecnologia

Falha no IPO do Facebook deixa Nasdaq embaraçada

A Nasdaq reconhece que uma falha em seus computadores provocou o atraso de meia hora no IPO do Facebook

O IPO do Facebook atrasou meia hora por causa de uma falha  nos sistemas computacionais da Nasdaq (Getty Images)

O IPO do Facebook atrasou meia hora por causa de uma falha nos sistemas computacionais da Nasdaq (Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 21 de maio de 2012 às 12h03.

São Paulo — Apesar de a cotação das ações do Facebook estar caindo hoje, não há como negar que o IPO foi um sucesso. A Nasdaq, porém, tem motivos para se envergonhar. A bolsa de valores onde o Facebook fez sua estreia teve problemas em seus computadores que provocaram um atraso de meia hora na abertura das negociações. 

Robert Greifeld, executivo chefe do grupo Nasdaq OMX, reconheceu o problema numa entrevista a jornalistas americanos ontem. “Não foi nosso melhor momento”, disse ele, como relata o Wall Street Journal. O executivo disse que a empresa estava “humildemente embaraçada” com a situação. 

Greifeld diz que a Nasdaq havia feito testes com o sistema antes do IPO, mas eles não revelaram nenhum problema. A falha aconteceu no sistema de cancelamento de ordens de compra e venda. Por causa dela, investidores ficaram momentaneamente sem saber se haviam concluído as transações ou não, e por qual preço. 

Essa incerteza fez com que alguns fundos de investimento desistissem, ao menos momentaneamente, de comprar ações do Facebook. “Mas não cogitamos cancelar o IPO”, afirma Greifeld. O episódio é bastante ruim para a imagem da Nadaq. A empresa compete com a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE Euronext), que também tem procurado atrair empresas que abrem o capital.

Essa não é a primeira vez que acontece alguma falha nos computadores durante um IPO. Um dos casos mais graves ocorreu em março, quando a BATS Global Markets – a terceira maior bolsa de valores dos Estados Unidos – teve de cancelar seu próprio IPO depois que os sistemas computacionais entraram em colapso.

Acompanhe tudo sobre:#failComputadoresEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetIPOsMercado financeiroNasdaqRedes sociais

Mais de Tecnologia

Oracle encerra negócio de publicidade após queda de receita

Seu iPhone será atualizado? Confira a lista de quais modelos vão receber o novo iOS 18

A Apple conseguirá salvar o Vision Pro?

Americanos confiam mais no TikTok para notícias do que em outras redes, diz pesquisa

Mais na Exame