Tecnologia

Falha permite que Wi-Fi seja usado para criar 'áreas de restrição' onde aparelhos iOS travam

Única solução para os usuários de iPhone e iPad é deixar a área coberta pelo sinal

iOS 7 (T3)

iOS 7 (T3)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2015 às 07h36.

Uma vulnerabilidade no iOS da Apple permite que invasores usem redes Wi-Fi para travar iPhones e iPads. Assim que o usuário entra na "zona de restrição para iOS", como a falha foi batizada pela empresa de segurança da informação Skycure, não há outra forma de consertar o telefone, além de sair do alcance da rede.

A base do ataque usa um "certificado SSL especialmente construído" para explorar uma falha no sistema operacional que trava qualquer aplicativo usando o SSL. Esses certificados geralmente são usados para garantir uma conexão segura.

"Depois de nossa descoberta, corremos para criar um script que explore a falha dentro de uma interface de rede", escrevem os pesquisadores no relatório que revela a vulnerabilidade.

"Apesar de o SSL ser uma das boas práticas de segurança e utilizado em quase todos os aplicativos da App Store, a abrangência do ataque é bem grande. Sabíamos que qualquer atraso na correção da vulnerabilidade poderia levar a impactos muito graves: um ataque de negação de serviço (DDoS) organizado pode gerar graves prejuízos", afirma o relatório.

Além de travar os apps, a falha também pode ser usada para travar o sistema operacional. "Se muitos aplicativos estiverem sendo usados ao mesmo tempo, a vulnerabilidade pode travar o iOS. Em alguns casos, descobrimos aparelhos que entram em um ciclo infinito de reinício, tornando-os inúteis", escrevem os pesquisadores.

A Skycure afirma ter avisado a Apple sobre o erro e não irá divulgar detalhes técnicos a respeito da falha até a empresa lançar uma atualização. A Apple não comentou o problema.

Fonte: Skycure

Acompanhe tudo sobre:iOSHackersSoftwareINFOWi-Fiseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs