Falha em servidores da IBM gerou instabilidade da internet nesta segunda
Superaquecimento de data center da companhia teria prejudicado o funcionamento de serviços bancários de Caixa e Nubank, além de apps como WhatsApp
Modo escuro
IBM: companhia pode ter sido a responsável pela instabilidade digital desta segunda-feira, 7 (Sergio Perez/Reuters)
Publicado em 7 de dezembro de 2020 às, 16h31.
Última atualização em 7 de dezembro de 2020 às, 20h32.
Um suposto problema de superaquecimento de data centers da IBM pode estar prejudicando a conexão de milhões de usuários no Brasil que tentam acessar sites, serviços e jogos de empresas e bancos como Caixa, Itaú, Correios, WhatsApp, FreeFire, entre outros. Mais cedo, internautas estavam encontrando dificuldades para acessar o aplicativo do Nubank.
Ganha pouco, mas gostaria de começar a guardar dinheiro e investir? Aprenda com a EXAME Academy
A informação foi reportada inicialmente pelo site CISO Advisor. Ao que foi apurado, o problema estaria prejudicando a refrigeração das estruturas que hospedam a IBM Cloud. Durante o dia, diversos serviços digitais apresentaram instabilidade no Brasil, como mostra o site DownDetector.
Segundo o Nubank, que foi afetado pelo problema, parte da base de clientes do banco digital encontrou oscilações ao acessar algumas funções do aplicativo. “Nosso time de engenharia está trabalhando para solucionar o ocorrido o mais rápido possível e as funções já estão sendo reestabelecidas”, respondeu, em nota.
A Rede Ponto Certo foi outra empresa afetada. Em nota, a companhia que atua com recargas de cartões de transporte, telefonia, jogos e zona azul em regiões como São Paulo, Recife e Maceió afirmou que 65 mil transações deixaram de ser realizadas nesta segunda-feira.
A IBM enviou uma notificação aos clientes da empresa às 9h20 desta segunda-feira, 7, informando o problema. Segundo a empresa, “o provedor de instalações encontrou uma interrupção no suprimento principal de água que alimenta as torres de resfriamento”. A companhia disse ainda que o incidente já havia sido solucionado e era necessário agora aguardar pelo resfriamento dos equipamentos, o que poderia levar 1 hora.
A EXAME tentou o contato com a IBM e companhia se limitou a encaminhar um tuíte publicado mais cedo.
A cooling failure within the building that houses the IBM Cloud’s Sao Paulo data center has resulted in a temporary disruption of service. IBM is working with all involved parties to restore service as soon as possible.
— IBM Cloud (@IBMcloud) December 7, 2020
Falha na AWS
Esta foi a segunda falha grave de sistemas de computação em nuvem em menos de 24 horas. A Amazon Web Services já havia reportado instabilidade em seus servidores na América do Sul durante a madrugada desta segunda-feira. A empresa não deu detalhes sobre o caso, mas disse que se trata de "problemas de conectividade e energia".
Esta foi a segunda vez que a AWS apresenta problemas em um mês. No dia 25 de novembro, servidores da Amazon Web Services ficaram fora do ar e derrubaram parte da internet brasileira. A tecnologia é a espinha dorsal de muitos serviços hospedados online, como a rede social Flickr e o aplicativo de delivery iFood, por exemplo.
No caso da startup brasileira, o serviço atrasou a entrega de diversos pedidos feitos na plataforma. Alguns usuários do aplicativo relataram nas redes sociais que, após um longo tempo de espera, os pedidos haviam sido cancelados em qualquer razão. O iFood confirmou que o problema realmente foi causado por uma instabilidade na AWS.
Últimas Notícias
Na Bombril, as 1001 utilidades da inteligência artificial são um plano de sete anos
Há uma semana
IBM vai às compras: gigante oferta US$ 2,3 bi para levar parte da alemã Sofware AG
Há 3 meses
AI Alliance: IBM e Meta se unem com outros gigantes por modelo da IA “aberto”
Há 3 meses
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.