Falha em computadores fecha espaço aéreo da Inglaterra

Uma falha nos computadores do controle de tráfego aéreo britânico provocou o fechamento do espaço aéreo sobre a Inglaterra nesta sexta-feira

	Aviões da British Airways: aeroportos fechados até as 17h
 (Andrew Cowie/AFP)
Aviões da British Airways: aeroportos fechados até as 17h (Andrew Cowie/AFP)
M
Maurício GregoPublicado em 12/12/2014 às 17:11.

São Paulo -- Uma falha nos computadores do controle de tráfego aéreo do Reino Unido levou ao fechamento do espaço aéreo sobre a Inglaterra durante várias horas nesta sexta-feira. 

Segundo o jornal The Guardian, a falha foi causada por interrupção no suprimento de energia. Mas não se sabe o que causou essa interrupção. O sistema de controle foi restaurado por volta das 14h30. Mas centenas de voos foram atrasados ou cancelados.

A NATS, empresa responsável pelo controle do tráfego aéreo no país, divulgou um comunicado oficial por volta das 13h30, conrfirmando a falha. O texto diz:

“A NATS confirma que um problema técnico foi relatado no centro de controle de tráfego aéreo de Swanwick. Pedimos desculpas por quaisquer atrasos e informamos que nossa equipe de resposta a incidentes já foi mobilizada.”

Cerca de uma hora depois, a empresa soltou outro comunicado com esta atualização:

“Depois de uma falha técnica em Swanwick, o sistema foi restaurado. No entanto, vai demorar para as operações em todo o Reino Unido se restabelecerem. Os passageiros devem entrar em contato com as companhias aéreas para verificar a situação de seus voos.”

(texto atualizado às 14:55)