Tecnologia

Facebook prepara mais mudanças no feed de notícias

Maior rede social do planeta irá atualizar o feed de notícias. Ideia é destacar os conteúdos de alta qualidade e que despertem maior interesse dos seus usuários


	Facebook: rede social atualizará algoritmo do feed de notícias dos seus usuários para destacar conteúdos de qualidade
 (Getty Images)

Facebook: rede social atualizará algoritmo do feed de notícias dos seus usuários para destacar conteúdos de qualidade (Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 23 de agosto de 2013 às 18h06.

São Paulo – O Facebook irá atualizar o algoritmo do feed de notícias dos seus usuários nas próximas semanas. A partir de agora, as pessoas vão passar a visualizar cada vez mais conteúdos de alta qualidade e que verdadeiramente lhe interessam. Tudo no momento certo.

De acordo com um posto no blog oficial da rede social, o engenheiro Varun Kacholia explicou que esta atualização quer assegurar que o conteúdo orgânico visualizado por um usuário seja, de fato, interessante para ele. Para isso, a equipe desenvolveu um algoritmo que procurou determinar o que, afinal, é um “conteúdo de alta qualidade”.

Para isso, o Facebook perguntou realizou uma pequena pesquisa com seus usuários, na espera de conseguir entender quais fatores faziam os posts serem classificados como “alta qualidade”. A partir do resultado, uma nova máquina foi desenvolvida para detectar os conteúdos desejados.

Segundo Kacholia, esta máquina se baseia em outros fatores como, por exemplo, com que frequência o conteúdo de uma determinada página foi marcado como de baixa qualidade por usuários que o esconderam em seus feeds. Outro fator avaliado pelo sistema é um que compara o cruzamento da base de fãs de uma fanpage específica com outra já marcada como de “alta qualidade”.

A equipe já testou a novidade em um número restrito de usuários e o resultado parece ter sido positivo. De acordo com Kacholia, ao exibir ao grupo os tais conteúdos de alta qualidade, foi percebida um aumento nas interações com as páginas, como mais likes e comentários, por exemplo. Além disso, estes usuários esconderam menos posts. 

Acompanhe tudo sobre:InternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista

Galaxy S23 FE: quanto vale a pena na Black Friday?