Facebook libera videochamadas com até 50 participantes
A rede social reage ao crescimento da Zoom Video Communications e oferece opção para videoconferências para quem trabalha de casa na quarentena
Lucas Agrela
Publicado em 24 de abril de 2020 às 15h47.
Última atualização em 24 de abril de 2020 às 15h53.
Em meio à quarentena global para conter o avanço do novo coronavírus, as videochamadas se tornaram importantes para empresas. Por conta disso, ações da Zoom Video Communications, startup americana de videochamadas, chegaram a subir 60% neste ano. Agora, o Facebook prepara uma reação: a empresa começou a liberar um recurso que permite videochamadas no Messenger com até 50 participantes. Antes, o limite era de apenas oito pessoas.
As videoconferências com o novo número de participantes podem ser usadas ao criar uma sala virtual para as conversas, que é chamada de Messenger Room.
De acordo com o vice-presidente do aplicativo de mensagens Facebook Messenger, mais de 700 milhões de contas por dia participam de videochamadas, considerando tanto o Messenger quanto o WhatsApp – que também iniciou um teste com aumento do número de participantes em videochamadas no seu app.
"Em muitos países, as chamadas em vídeo no Messenger e no WhatsApp mais do que dobraram e as visualizações dos vídeos ao vivo no Facebook e no Instagram cresceram significativamente em março", disse.
Com o anúncio da novidade do Facebook, as ações da Zoom caíram 3% no mercado americano.
Ainda assim, quem faz chamadas em vídeo por meio do aplicativo da Zoom pode incluir um total de 100 participantes, desde que a chamada dure, no máximo, 40 minutos.
O novo limite de participantes em videocofenrências no Facebook Messenger começa a ser liberado nesta sexta-feira (24) e será oferecido a mais regiões ao longo das próximas semanas. Para receber novidades, é importante manter os aplicativos do celular sempre atualizados.
Essa é a quinta novidade que o Facebook anuncia para um de seus aplicativos durante a quarentena. A empresa iniciou o teste para o aumento de limite de participantes em videocofenrências no WhatsApp; liberou um novo pacote de figurinhas no WhatsApp que foi feito em parceria com a Organização Mundial da Saúde; criou uma nova reação na sua rede social; e, no Instagram, passou a permitir que criadores de conteúdo deixem as transmissões ao vivo salvas no IGTV – área do app que rivaliza com o YouTube – para que elas possam ser vistas a qualquer momento.