Referências bibliográficas no padrão ABNT: saiba como fazer
Aprenda a fazer a citar sites em trabalhos científicos conforme as normas técnicas brasileiras
![](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2022/06/gestor-de-fundos-imobiliarios.jpg?quality=70&strip=info&w=730)
Redatora freelancer
Publicado em 21 de março de 2024 às 16h26.
Última atualização em 21 de março de 2024 às 16h33.
Com o avanço digital, incluir informações da internet em artigos e projetos científicos está cada vez cada vez mais comum. Mas para garantir ao leitor que a fonte é confiável e evitar problemas com plágio, é fundamental fazer a referência ABNT do site.
Criada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é um órgão que padroniza técnicas de trabalhos científicos e tecnológicos. A última atualização das normas, em julho de 2023, passou a exigir que a citação dentro do texto seja em caixa alta e baixa (Ex: Exame, 2024).
Quais os tipos de referências bibliográficas
Para padronizar a documentação de fontes, a ABNT classifica as referências bibliográficas em diversas categorias, incluindo artigos ou reportagens de jornais impressos disponíveis online, conteúdo de sites específicos e outros materiais digitais.
Existem três maneiras de fazer as citações. São elas:
- Artigo ou reportagem de jornal impresso disponibilizada online;
- Artigo ou reportagem de um site;
- Qualquer site que não se enquadre nas categorias acima.
Quais informações precisam aparecer nas referências
Para que as referências bibliográficas sejam feitas corretamente, é preciso separar as seguintes informações:
- Autor do texto: e a pessoa, grupo de pessoas ou entidade responsável pela criação do conteúdo. Deve ser citado pelo último sobrenome em letras maiúsculas, seguido dos prenomes ou iniciais, se necessário;
- Nome da empresa responsável pelo artigo: se o conteúdo foi produzido por uma empresa, o nome dela deve ser destacado em negrito, representando a entidade responsável pela publicação do material;
- Título da página ou reportagem: refere-se ao nome dado ao documento ou à parte do documento consultado;
- Local de publicação (se a informação estiver disponível): identifica a cidade onde o documento foi publicado. Essa informação é importante para casos de publicações impressas;
- Dia, mês e ano de publicação: o dado que estiver disponível;
- Seção em que o texto foi publicado: se houver;
- Endereço eletrônico: para documentos acessados online, o URL completo deve ser incluído entre colchetes [], permitindo o acesso direto do material referenciado;
- Data em que o acesso: indica quando o conteúdo foi consultado. Isso é importante, especialmente para conteúdos que podem mudar ao longo do tempo, como páginas da web;
(se não houver data, utilizar a sigla “s.d.” que significa “sem data”)
Vamos aos exemplos a seguir, de acordo com os padrões determinados pelas últimas atualizações da ABNT:
Como fazer referência de site
Quando o autor do texto é conhecido, a referência deve começar com seu sobrenome e nome, seguido por detalhes como o título do material, a fonte de publicação, a data e o link de acesso.
SOBRENOME, Nome. Título da matéria.Nome do site, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: []. Acesso em: dia, mês e ano.Exemplo:
- LOPES, André. CloudWalk chega a receita de R$ 1,5 bilhão e mira expansão para os EUA. Exame, São Paulo, 07 de maio de 2024. Tecnologia. Disponível em: [https://exame.com/tecnologia/cloudwalk-chega-a-receita-de-r-15-bilhao-e-mira-expansao-para-os-eua/]. Acesso em 07 mar. 2024.
No texto:
- Lopes, 2024.
Referência sem autoria
A referência começa com o nome da publicação (como se fosse o autor), seguido com o título do texto ou da reportagem.
NOME da publicação, Título da matéria.Nome da publicação novamente, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: []. Acesso em: dia, mês e ano.Exemplo:
- EXAME. CloudWalk chega a receita de R$ 1,5 bilhão e mira expansão para os EUA. Exame, São Paulo, 07 de maio de 2024, Tecnologia. Disponível em: [https://exame.com/tecnologia/cloudwalk-chega-a-receita-de-r-15-bilhao-e-mira-expansao-para-os-eua/]. Acesso em 07 mar. 2024.
No texto:
- No lugar do nome do autor (que é desconhecido), entra o nome da publicação.
Exame, 2024.
Referência de relatório
Para referenciar um relatório conforme as normas da ABNT, é necessário seguir uma estrutura que inclui o autor ou organização responsável pelo documento, o título do relatório, a cidade e entidade responsável pela publicação, o ano e o endereço eletrônico de onde pode ser acessado, além da data de acesso. A estrutura detalhada para a referência de um relatório é:
Autor ou organização. Título do texto. Cidade:Responsável pela publicação, ano. Disponível em: []. Acesso em dia, mês e ano.Exemplo:
- WEF. Future of Jobs Report 2023. Genebra: WEF, 2023. Disponível: [https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2023.pdf].Acesso em 07 mar. 2024.
No texto:
- WEF*, 2024
*Em caixa alta por ser uma sigla. A regra da ABNT determina que o nome de autores e instituições em citações no texto sejam em caixa alta e baixa.
Qual a importância das referências bibliográficas nas normas ABNT
O uso de referências em trabalhos acadêmicos e científicos permite validar as informações apresentadas, conferindo credibilidade e autoridade ao texto. Elas respaldam argumentos, teorias e dados, demonstrando se o autor realizou ou não uma pesquisa rigorosa e se está embasado em fontes confiáveis.
Além disso, as referências contribuem para a construção do conhecimento de forma colaborativa, pois permitem que outros pesquisadores acessem as fontes utilizadas, promovendo o diálogo acadêmico e a continuidade das investigações.
Adotar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para as referências bibliográficas tem sua importância pela padronização que oferece. Essa uniformidade facilita a compreensão e a localização das informações citadas, independentemente da área de estudo, tornando o documento acessível e inteligível para um público amplo.
Utilizar as referências conforme as normas da ABNT também demonstra profissionalismo e respeito ao trabalho intelectual alheio. Isso envolve reconhecer devidamente as contribuições de outros autores e evitar o plágio, que é uma infração ética grave no meio acadêmico.