Tecnologia

Como agendar uma viagem no Uber

Além de pedir por corridas imediatas, o Uber também permite que você agende uma carona. Saiba como aproveitar o recurso

Aplicativo; Transporte; Trânsito; App; Uber


Foto: Germano Lüders
03/12/2018 (Germano Lüders/Exame)

Aplicativo; Transporte; Trânsito; App; Uber Foto: Germano Lüders 03/12/2018 (Germano Lüders/Exame)

Rafael Arbulu
Rafael Arbulu

Redator freelancer

Publicado em 3 de junho de 2024 às 07h00.

Última atualização em 20 de junho de 2024 às 14h04.

Antes um app dedicado apenas a encomendar corridas na hora da necessidade, o Uber evoluiu bastante desde a sua entrada no Brasil, em 2014. Hoje, ele faz entregas e, dependendo da região, até compras no supermercado.

Um recurso bastante útil do aplicativo de transporte privado é o agendamento de corridas. Tem um voo no dia seguinte e já quer deixar a saída para o aeroporto marcada? O Uber faz isso e muito mais. Veja a seguir como tirar o máximo deste recurso.

Como agendar viagem no Uber

O agendamento de corridas pelo Uber é bastante simplificado, contando com um acesso rápido dentro do próprio aplicativo. Para isso, faça o seguinte:

  • Abra o aplicativo Uber em seu smartphone e, na tela principal, encontre a opção “Reserve”: ela fica logo abaixo da busca por endereços (no campo “Sugestões”), ao lado direito no meio da tela
  • Na tela seguinte, escolha "Reservar uma viagem", inserindo seu local de partida e seu local de destino. Em seguida, você será questionado sobre o dia e a hora que deseja viajar, junto de uma estimativa do horário de chegada
  • Toque em “Avançar” para ser levado à tela de opções de carona: aqui, você selecionará a categoria da carona (UberX, Uber Comfort, Uber Black etc.), o que altera o preço final
  • Uma vez decidido, finalize no botão “Reservar [nome da categoria]”

Pronto! Sua viagem estará agendada e o próprio app lhe enviará lembretes do percurso horas e minutos antes do horário marcado.

Alternadamente, você também pode agendar uma viagem pelo computador. Basta acessar o site da Uber de um navegador (“uber.com”, sem as aspas e nada de “br”) e fazer o login em sua conta. Na tela seguinte, você será imediatamente questionado sobre endereços de partida e chegada e, abaixo destas opções, um seletor permitirá que você viaje “agora” ou defina um dia e horário.

Como agendar uma viagem para casa

O agendamento de viagens pelo Uber funciona apenas para uma carona.O que isso significa, na prática, é que você só vai fazer o agendamento da “ida”. Mas convenhamos, todos nós precisamos “voltar” e, para isso, um novo agendamento se faz necessário.

Felizmente, o processo é o mesmo da dica anterior. E no caso de você, digamos, buscar um agendamento do trabalho para casa, basta apenas que você tenha seu endereço residencial salvo no seu perfil, dentro do app, selecionando-o durante a busca por destinos no agendamento.

Para salvar seu endereço residencial no Uber, faça o seguinte:

  • Abra o app do Uber em seu smartphone e, na tela inicial, toque na sua foto de perfil, no canto inferior direito
  • Em seguida, acesse a opção “Configurações”. Na tela seguinte, você poderá armazenar endereços de interesse, incluindo o residencial

Uma vez que o endereço esteja salvo no seu perfil, basta seguir o mesmo processo da dica anterior para agendamento, selecionando a opção “Casa” (ou como você tenha nomeado seu endereço residencial) na busca por destinos.

Como ver ou cancelar uma viagem agendada no Uber

A fim de conferir o agendamento, se está tudo em ordem, e controlar a sua ansiedade para viajar? O Uber também oferece essa possibilidade. De forma bem simples, faça todo o processo de agendamento que mostramos mais acima. A partir daí, faça o seguinte:

  • Abra o app e toque na opção “Atividade”, no canto inferior direito
  • Na tela seguinte, você verá todas as viagens que fez pelo aplicativo e, caso tenha alguma viagem agendada, ela será exibida no topo da lista, em um campo dedicado a ela

Neste mesmo caminho, você pode tocar na descrição da viagem agendada para editá-la (caso algum imprevisto tenha forçado você a mudar de horário) ou cancelá-la (caso a viagem não seja mais necessária).

Vale citar que, em caso de cancelamento, as tarifas costumeiras do Uber ainda podem ser aplicadas.

Leia também

Acompanhe tudo sobre:Tutorial

Mais de Tecnologia

Motorola Moto G24 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Samsung Galaxy A54 é bom? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Samsung Galaxy M35 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Samsung Galaxy S23 FE vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Mais na Exame