Tecnologia

Como usar dois Whatsapp Web no mesmo computador

Desde janeiro de 2015, o WhatsApp ganhou uma interface de acesso pelo navegador: saiba como tirar o máximo dela.

 (Silas Stein/Getty Images)

(Silas Stein/Getty Images)

Rafael Arbulu
Rafael Arbulu

Redator freelancer

Publicado em 31 de maio de 2024 às 14h28.

Última atualização em 31 de maio de 2024 às 14h29.

Tudo sobreWhatsApp
Saiba mais
  • Como usar duas contas de WhatsApp Web simultaneamente para otimizar a experiência de uso.
  • O Modo Companheiro: como utilizar a mesma conta do WhatsApp em dois smartphones e suas limitações.

O WhatsApp Web nasceu há quase 10 anos e, de lá para cá, ele ganhou inúmeros recursos que tornam a experiência de uso do mensageiro mais popular do mundo mais e mais uniforme. Seja pelo smartphone ou pelo PC, você dificilmente perde algum recurso do app da Meta.

Mas e quanto a usar várias contas ao mesmo tempo? Será que isso é possível? É o que este artigo vai lhe mostrar a seguir:

Como abrir duas contas de Whatsapp Web

Oficialmente, o WhatsApp Web não permite que você se conecte a mais de uma conta, normalmente restringindo seu acesso ao primeiro login feito. Entretanto, é possível contornar esse parâmetro de segurança e abrir não só duas, mas diversas outras contas.

Os processos são variados, simples de serem seguidos e todos vão para o mesmo lugar. Entretanto, é importante ressaltar que a Meta – dona do WhatsApp – está sempre revisando sua aplicação e, com uma simples atualização, pode impedir qualquer um dos processos a seguir no futuro.

Use o programa do Whatsapp Web e o navegador

Embora tenha “Web” no nome, o WhatsApp Web pode ser acessado por meio de uma aplicação própria, instalada no seu computador por meio da sua loja de aplicativos favorita (ou até mesmo o site oficial do WhatsApp). Essa possibilidade de acesso via app ou via navegador é o que nos permite abrir várias contas ao mesmo tempo. Para isso, faça o seguinte:

  • Baixe e instale a versão desktop do WhatsApp em sua máquina: faça nela o seu primeiro login
  • Em seguida, abra o seu navegador favorito e digite o endereço “web.whatsapp.com” (sem as aspas) e siga os procedimentos de login, desta vez usando os dados da sua segunda conta

Utilize uma guia anônima para abrir outra conta

A instalação do app dedicado do WhatsApp Web oferece um risco: a Meta, dona do app de mensagens, pode atualizá-lo com algum parâmetro que reconheça mais de uma tentativa de login, barrando a segunda e priorizando a primeira – ela já faz isso nos smartphones, afinal.

Para isso, há um “contorno” a ser usado da seguinte forma:

  • Abra o seu navegador e digite “web.whatsapp.com” (sem as aspas) para abrir o WhatsApp Web: siga o processo de login normalmente
  • Em seguida, abra outra guia ou outra janela no mesmo navegador – só que em modo anônimo (normalmente, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção correspondente)
  • Nesta nova guia/janela, repita o primeiro passo, acessando o WhatsApp Web mas, desta vez, faça o login em sua segunda conta

Como usar dois Whatsapp Web com navegadores diferentes

Mas e quando o seu navegador não comporta a abertura de abas anônimas (ou quando elas não são tão “anônimas” assim e reconhecem a conta logada em outra janela)? Bom, a solução mais óbvia é usar dois navegadores.

Felizmente, o processo é o mesmo das dicas anteriores:

  • Abra o seu primeiro navegador e digite “web.whatsapp.com” (sem as aspas) para abrir o WhatsApp Web: siga o processo de login normalmente
  • Em seguida, abra um outro navegador e, nele, repita o primeiro passo, acessando o WhatsApp Web mas, desta vez, faça o login em sua segunda conta

É possível usar a mesma conta em dois computadores?

Atualmente, não há como utilizar a mesma conta do WhatsApp em dois computadores distintos. O mais próximo disso é o chamado “Modo Companheiro” que a Meta introduziu ao app de mensagens em novembro de 2022 e que permite que você use a mesma conta em dois smartphones. Para isso, faça o seguinte:

  • Certifique-se que seu smartphone principal já esteja conectado à sua conta no WhatsApp
  • Em seguida, baixe o WhatsApp em seu dispositivo secundário, mas não se logue à conta alguma. Ao invés disso, acesse as configurações no canto superior direito da tela e selecione "WhatsApp Web/Computador": isso vai exibir um código QR
  • Agora, volte ao aparelho principal e novamente acesse a opção "WhatsApp Web/Computador": Isso abrirá a câmera do dispositivo principal
  • Com a câmera do primeiro smartphone, escaneie o código exibido na tela do segundo para identificação da conta

O que vai acontecer em seguida é um “espelhamento”. Basicamente, suas conversas e funções principais do WhatsApp no primeiro dispositivo serão copiadas ao segundo. E qualquer atualização feita no segundo será refletida no primeiro.

Há, no entanto, algumas ressalvas: o dispositivo secundário não poderá fazer chamadas de voz ou vídeo, já que ele precisa de uma “linha” atrelada ao app – e isso só está no primeiro smartphone. O segundo aparelho também não poderá salvar, criar ou editar novas figurinhas nas conversas.

Ah, e o Modo Companheiro exige a conexão constante à internet e só permite um dispositivo secundário por vez. Se quiser adicionar outro aparelho, terá que desconectar algum dos anteriores.

O Modo Companheiro tem alta serventia, por exemplo, para jornalistas de tecnologia: comumente, recebemos smartphones para testes e, ao invés de termos que ajustar uma segunda conta apenas para isso, nós usamos o Modo Companheiro para refletirmos o nosso aparelho pessoal no modelo que estamos avaliando.

Como deslogar do Whatsapp Web

Sair do WhatsApp Web é tão fácil quanto…bem, quanto se conectar a ele. E o melhor é que você pode fazer isso tanto pelo PC conectado à versão web, como pelo smartphone que age como “dono” da conta. Para isso, faça o seguinte:

No PC

  • Acesse o WhatsApp Web ou WhatsApp para Desktop e, na parte superior da tela, você verá um ícone de três pontos verticais: clique nele e abra o menu de opções
  • Em seguida, clique em "Sair" ou "Desconectar"

No smartphone

  • Abra o WhatsApp em seu smartphone e vá para o canto superior direito, onde você verá três pontos empilhados. Toque neste ícone e vá para a opção “Aparelhos conectados”
  • Na tela seguinte, você verá uma lista com todos os dispositivos conectados àquela conta (menos o smartphone principal, que você estará usando agora). Basta tocar em um por um e escolher a opção “Desconectar” para eliminar a conexão

Leia também:

Acompanhe tudo sobre:WhatsApp

Mais de Tecnologia

Presos no espaço, astronautas da Nasa enfrentam problema em cápsula espacial da Boeing

Starlink, de internet via satélite, lança versão Mini; saiba o preço e disponibilidade

IDC estima que a Apple venderá menos de 500 mil unidades do Vision Pro em 2024

Neuralink avança em implantes cerebrais com segundo voluntário

Mais na Exame