Tecnologia

Climatizador ou ar-condicionado? Veja as diferenças e qual vale mais a pena

Veja se, para sua casa, é melhor um climatizador de ar ou um ar-condicionado

Ar-condicionado: qual a melhor opção? (Craig Hastings/Getty Images)

Ar-condicionado: qual a melhor opção? (Craig Hastings/Getty Images)

Buscapé
Buscapé

Plataforma de conteúdo

Publicado em 19 de setembro de 2023 às 14h05.

Última atualização em 20 de dezembro de 2023 às 17h19.

A dúvida entre comprar um climatizador ou ar-condicionado para refrescar os dias quentes é muito comum no verão. Entretanto, a questão pode atrapalhar a compra de diferentes pessoas durante todo o ano.

Geralmente, isso acontece por causa das semelhanças entre os ar-condicionado e climatizador. Porém, apesar de servirem para deixar a temperatura do ambiente mais agradável, os dois aparelhos têm diferenças importantes no funcionamento.

Então, quais são os prós e contras de cada um deles? Afinal, o que é climatizador? Qual a diferença do climatizador para o ar-condicionado? Para responder a essas perguntas e te ajudar na decisão pela melhor opção, confira abaixo tudo sobre climatizador de ar ou ar-condicionado!

Qual é a função de um climatizador de ar

Para quem não sabe a diferença entre climatizador e ar-condicionado, vale dizer que o último resfria o ambiente. O climatizador, no entanto, funciona como um ventilador que utiliza água gelada ou gelo para refrescar e ventilar o cômodo. Assim, é mais indicado para ambientes menores e com baixa incidência de calor.

É vantagem comprar climatizador?

O climatizador de ar portátil é um aparelho bastante indicado para quem precisa daquele refresco, mas não pode gastar muito - seja na compra do aparelho ou na conta de luz. Então, se você está na dúvida entre ar -condicionado e climatizador, mas tem orçamento reduzido, o aparelho compacto pode valer a pena - caso não haja dias de calor excessivo.

Quantos metros quadrados um climatizador de ar resfria?

Vale ressaltar que o climatizador de ar funciona mais ou menos como um ventilador e é indicado para cômodos menores, de até 30 metros quadrados.

Temperatura: ar-condicionado resfria, climatizador só ventila

Uma das diferenças interessantes de destacar para quem quer adquirir climatizador ou ar-condicionado tem a ver com conforto térmico. Enquanto o ar-condicionado trabalha para diminuir (ou aumentar, dependendo do modelo) a temperatura de acordo com a sua necessidade, o climatizador de ar só refresca e ventila o cômodo.

Assim, o aparelho pode ser insuficiente em dias muito quentes, ou mesmo para cômodos que recebem muita luz solar. Mesmo que você encontre modelos de climatizador de ar que se parecem com um ar-condicionado portátil, portanto, no fim das contas os dois têm resultados completamente diferentes.

Umidade do ar: climatizador utiliza água para refrescar

Outra diferença marcante entre os dois eletrodomésticos tem a ver com a umidade do ar no ambiente onde estão. O climatizador de ar usa água num reservatório para refrescar o cômodo em que estiver funcionando. Assim, você pode colocar, até mesmo, algumas pedrinhas de gelo no para potencializar o efeito!

Por isso, ele aumenta a umidade do ar e essa diferença ajuda muito no dia a dia de pessoas com problemas respiratórios, já que ameniza o desconforto causado pelas mudanças de temperatura. Além disso, alguns modelos de climatizador também têm a função de purificar o ambiente.

O ar-condicionado, por sua vez, deixa o ar mais seco - a ponto de ressecar a parte interior das narinas de quem é mais sensível. Nesses casos, a dica é deixar um recipiente aberto com água durante o tempo de uso do aparelho.

Quais as capacidades de ar-condicionado ou climatizador?

Por ser um aparelho que apenas refresca e umidifica o ambiente, o climatizador de ar é indicado para cômodos pequenos e médios. Isto se dá pela baixa capacidade que resulta em baixo alcance para fazer efeito em espaços maiores. O ar-condicionado, por sua vez, está disponível em diferentes modelos e capacidades.

Desta maneira, o aparelho pode se adaptar à sua necessidade com alternativa de climatização eficiente. A quantidade de BTUs do aparelho é o que vai determinar o espaço em que ele deve ser usado, nesse caso.

Quem gasta mais: ar-condicionado ou climatizador de ar?

Uma boa diferença entre ar-condicionado e climatizador de ar, como já era de se esperar, tem a ver com o gasto energético. Até pela diferença de resultados, o climatizador de ar é um eletroportátil muito mais econômico do que o ar-condicionado.

A diferença de gasto na conta de luz pode ser de até nove vezes menos. Ainda assim, ele pode não ser a opção mais adequada para algumas situações.

Por isso, se você for apostar no ar-condicionado mesmo com essa condição, vale a pena ficar de olho em dois detalhes. O primeiro é o Selo Procel, que, quando tem a classificação A, garante que um eletrodoméstico funciona consumindo a menor quantidade de energia possível.

Depois disso, busque por modelos que funcionem com a tecnologia Inverter, que muda o funcionamento do compressor para que ele seja mais econômico.

Quais as vantagens do climatizador

  • melhor para quem tem problemas respiratórios
  • custa menos
  • ideal para ambientes pequenos com pouco gasto

Quais as vantagens do ar-condicionado

  • diversas potências e funções
  • serve para espaços de diferentes tamanhos
  • resfria o ar em dias muito quentes
  • opções quente-frio

Dicas de ar-condicionado e climatizador de ar

Agora, separamos algumas dicas de ar-condicionado e climatizador de ar, em oferta no Buscapé. Caso queira ainda mais opções, confira mais ofertas de climatizador de ar e também outras ofertas de ar-condicionado no Buscapé.

Para começar o Climatizador de ar Midea Liva AKAF. Ele que apresenta um bom custo-benefício, tem três velocidades de ventilação, filtragem contra bactérias e alergênicos, além de função timer com até sete horas. Apresenta ainda, controle remoto e capacidade para sete litros.

Outra opção é o Climatizador de ar Philco PCL1F. Ele é uma ótima opção para aliviar o calor, além de servir também como umidificador, ventilador e purificador. Tem controle remoto, possui três velocidades e funções oscilação e timer. Seu reservatório é de 4,5L de capacidade que avisa quando deve ser abastecido.

Já a primeira dica de ar-condicionado é o Consul CBN09CBBCJ. Ele é um modelo barato, econômico e com alto nível de eficiência energética. Como destaque, tem o recurso maxi refrigeração, que aumenta a capacidade de refrigeração. Tem ainda filtro antibactérias lavável, feito de íons de prata, que retém até 99,9% das bactérias do ambiente.

Por último temos o Electrolux Ecoturbo. Ele é um modelo simples, eficiente e econômico. Tem como principais vantagens a função Eco, que faz o ajuste automático da temperatura e a função Turbo, para atingir a temperatura mais rápido. Tem ainda recursos para desumidificar o ambiente e a função Auto-limpeza.

Matería publicada originalmente no Buscapé, para ler completa veja aqui

Acompanhe tudo sobre:Calor

Mais de Tecnologia

NIO lança estação que realiza troca de bateria em apenas 3 minutos

Aeroportos registram queda no extravio de bagagens após implementação de novas tecnologias

Volta do presencial prejudica profissionais de tecnologia do Norte e Nordeste

IBM Consulting troca gerente geral para renovar foco em projetos de inteligência artificial

Mais na Exame