Exame Logo

Europa pede mais concessões do Google para encerrar processo

Bruxelas - O Google, a maior ferramenta de buscas na Internet, deve fazer mais para aliviar as preocupações de que está bloqueando concorrentes, disse o chefe antitruste...

Google (Reproducao)
DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

Bruxelas - O Google, a maior ferramenta de buscas na Internet, deve fazer mais para aliviar as preocupações de que está bloqueando concorrentes, disse o chefe antitruste da União Europeia nesta quarta-feira, após rivais criticaram as concessões oferecidas como inadequadas.

O Google propôs concessões à Comissão Europeia em abril para encerrar uma investigação de três anos e disse na quarta-feira que a sua proposta "aborda claramente" os pontos de preocupação.

Veja também

A empresa, que tem participação de mais de 80 por cento no mercado de buscas na Internet na Europa, segundo a consultoria comScore, pode ser multada em cerca de 5 bilhões de dólares se não resolver o problema.

"Cheguei à conclusão de que as propostas que o Google nos enviou não são suficientes para acabar com nossas preocupações", disse o Comissário para Competição Joaquin Almunia, em entrevista coletiva na quarta-feira, acrescentando que pediu ao Google para apresentar propostas melhores.

Almunia, que disse anteriormente que pretende tomar uma decisão sobre o caso até o fim do ano, não disse se estabeleceu prazo para a empresa responder.

O porta-voz do Google Al Verney disse que a empresa vai continuar trabalhando com a autoridade antitruste da UE. "Nossa proposta à Comissão Europeia claramente aborda as quatro áreas de preocupação."

A empresa ofereceu para marcar seus próprios produtos nas buscas na Internet, e fornecer links para pelo menos três sites rivais e facilitar para anunciantes a migração para plataformas rivais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaGoogleINFOJustiçaTecnologia da informação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame