Tecnologia

EUA, UE e Reino Unido acusam China de hackear e-mails

A UE afirmou que as atividades cibernéticas "maliciosas" realizadas em território chinês afetam "significativamente" a economia, segurança, democracia e a sociedade em geral

O Reino Unido disse que a China pode ser responsabilizada se não parar com a "sabotagem sistemática" (VCG/Getty Images)

O Reino Unido disse que a China pode ser responsabilizada se não parar com a "sabotagem sistemática" (VCG/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de julho de 2021 às 12h03.

Última atualização em 19 de julho de 2021 às 12h04.

Os Estados Unidos, a União Europeia (UE) e o Reino Unido acusaram a China nesta segunda-feira (19) de hackear e-mails no sistema Microsoft Exchange. Bruxelas e Londres criticaram Pequim por meio de comunicados e, segundo a imprensa americana, Washington fará o mesmo.

"O ataque cibernético ao Microsoft Exchange Server por grupos chineses apoiados pelo Estado foi um padrão de comportamento temerário, mas familiar", afirmou o ministro de Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, em nota.

O Reino Unido disse que a China pode ser responsabilizada se não parar com a "sabotagem sistemática". Segundo o governo britânico os ataques ocorreram no início de 2021 e afetaram milhares de servidores em todo o mundo. "O ataque provavelmente permitiria a espionagem em grande escala, incluindo a aquisição de informações de identificação pessoal e propriedade intelectual", diz o comunicado de Londres.

A UE afirmou que as atividades cibernéticas "maliciosas" realizadas em território chinês afetam "significativamente" a economia, segurança, democracia e a sociedade em geral.

Segundo a imprensa dos EUA, o governo Biden disse que o Ministério da Segurança do Estado da China tem usado hackers que se envolveram em esquemas de extorsão cibernética.

Desperte a sua força interior e atinja o seu máximo potencial. Entre agora na segunda turma do Women Empowerment Program. Vagas limitadas! 

 

Acompanhe tudo sobre:E-mailEstados Unidos (EUA)EuropaHackersMicrosoftReino UnidoUnião Europeia

Mais de Tecnologia

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital

Na Finlândia, o medo da guerra criou um cenário prospero para startups de defesa