Tecnologia

EUA se opõem ao GPS europeu Galileo

SÃO PAULO O porta-voz do departamento de estado norte-americano Richard Boucher afirmou que é contra o lançamento do sistema europeu de posicionamento via satélite Galileo, sem que as especificações técnicas do sistema sejam analisadas em conjunto com os Estados Unidos. Segundo Bouncher, os receios dos Estados Unidos não têm relação com a concorrência entre o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h40.

SÃO PAULO O porta-voz do departamento de estado norte-americano Richard Boucher afirmou que é contra o lançamento do sistema europeu de posicionamento via satélite Galileo, sem que as especificações técnicas do sistema sejam analisadas em conjunto com os Estados Unidos.

Segundo Bouncher, os receios dos Estados Unidos não têm relação com a concorrência entre o europeu Galileo e o americano GPS que mantém monopólio global na oferta desse tipo de serviço -, mas sim com a interferência ou mesmo degradação de sinal que o Galileo pode causar ao GPS.

Em entrevista coletiva no fim da semana passada em Bruxelas, o porta-voz americano afirmou que mantém contatos com a União Européia para colaborar com o desenvolvimento do Galileo. Nosso principal objetivo é tornar os dois sistemas (Galileo e GPS) interoperáveis, para que possam estar disponíveis para usuários de todo o mundo , afirmou Boucher.

Outro ponto defendido pelos Estados Unidos é que todas as especificações técnicas dos equipamentos que trabalharão com o sistema Galileo sejam fornecidas tanto para os Estados Unidos quanto para outras nações que não façam parte da Europa. É necessário garantir o acesso a essas informações para que indústrias de todo o mundo possam ingressar no mercado de equipamentos que operem o sistema Galileo, a exemplo do que acontece com o GPS , afirmou Boucher.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores