Tecnologia

Espelhos eliminam pontos-cegos no Honda N Box

Mini-van quadrada é o primeiro modelo da N Series, família de veículos pequeninos da montadora japonesa

Honda N Box  (Honda)

Honda N Box (Honda)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 12h10.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h51.

São Paulo – A Honda apresentou na edição 2011 do Salão de Tóquio o carro N Box, primeiro modelo da nova série de veículos pequeninos que a montadora está, aos poucos, lançando no mercado japonês. A mini-van tem espaço para quatro passageiros e é mais uma materialização do principio M/M – Man Maximum/Machine Minimum (mais pessoas e menos máquinas), desenvolvido pela montadora como base para o Honda Fit.

Mas a grande surpresa por trás do N Box, além do seu formato notoriamente quadrado, é a simplicidade com a qual a Honda resolveu o problema de pontos-cegos. Ao invés de apelar para sensores e câmeras instaladas nos arredores do veículo, e que naturalmente tornam o valor de um carro mais alto, a montadora recorreu ao uso do bom e velho jogo de espelhos.

Na parte frontal do retrovisor, há um espelho côncavo, usado em conjunto com outros dois espelhos instalados na parte interna do N Box, à direita do volante (lembrando os motoristas japoneses conduzem como os ingleses, ou seja, o motorista está ao direito do veículo). O trio facilita a execução de manobras como baliza e amplia a visibilidade do que se tem do meio fio, por exemplo. Além disso, também conta com espelhos fixados na traseira do carro, do lado esquerdo e também no para-choque.

A carroceria da mini-van, que chega ao pátio das concessionárias nipônicas no dia 16 de dezembro, é 90% fabricada com materiais recicláveis. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAutoindústriaCarrosCarros high techCarros importadosEmpresasEmpresas japonesasHondaJapãoMetrópoles globaisMinivansMontadorasSalões de automóveisTokyo Motor ShowTóquioVeículos

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia