Tecnologia

Encaixe o plugue certo

Conector USB combina com porta FireWire? E RCA encaixa em EPP?

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h27.


DIN -
Sigla de Deutsche Industrinorm, conjunto de normas alemãs que definem, entre outros, padrões para conectores utilizados em computadores. O exemplo mais comum é o conector do teclado. Outro exemplo são os conectores DIN 41612, usados com equipamentos de rede, como roteadores e comutadores (veja também Porta PS/2).


FireWire, ou IEEE 1394 -
Novo padrão para conexão de equipamentos que atinge a velocidade de 400 Mbps. Desenvolvido originalmente pela Apple, o padrão recebe diferentes nomes, conforme a empresa. A Apple usa o nome FireWire. Outras empresas chamam a tecnologia de i.link e Lynx. Uma porta 1394 pode ser usada para conectar até 63 dispositivos. Assim como o USB, esse padrão também suporta Plug and Play e conexão a quente. No mercado, o USB é atualmente muito mais difundido que o 1394.


Hub USB -
Dispositivo que permite ligar uma porta USB a vários periféricos
- em geral quatro. Com o uso de hubs, cada porta USB suporta até 127 conexões em cascata.


PCMCIA -
Padrão para dispositivos chamados PC Cards que têm o tamanho de um cartão de crédito. Os PC Cards são usados como memória, placa de rede, modem e até disco rígido.


Porta paralela
- Diferentemente da porta serial (veja RS-232), a porta paralela, também chamada interface Centronics, tem apenas um tipo de conector de 25 pinos, o DB-25. Duas portas paralelas mais recentes são mais rápidas que a Centronics: EPP (Enhanced Parallel Port) e ECP (Extended Capabilities Port). Todas usam conector DB-25.

Porta PS/2 - Especificação de porta criada pela IBM para conectar um mouse ou teclado ao PC. Aceita o encaixe de um plug mini-DIN (veja DIN) contendo seis pinos. Presente na maioria dos PCs, a porta PS/2 é usada a fim de deixar livre a porta serial para outro dispositivo, como o mouse ou um modem.


RCA
- Tipo de conector usado para ligar equipamentos de áudio e vídeo entre si ou com componentes de computador. Os conectores RCA de melhor qualidade são folheados a ouro para melhorar a transferência de sinal.


RJ-11
- Forma abreviada de Registered Jack-11, um conector de quatro ou seis fios usado basicamente para a ligação de equipamento telefônico. Nos computadores, liga o modem ao sistema telefônico. Menor que o conector RJ-45 (veja a seguir), tem formato similar.


RJ-45
- Conector de oito fios usado para a ligação de computadores a redes locais (ou à internet, no caso de conexões ADSL ou a cabo).


RS-232
- Sigla de Recommended Standard-232, é uma porta, ou interface, usada para comunicação serial. Há dois tipos de conectores RS-232: DB-9 e DB-25, que têm, respectivamente, 9 e 25 pinos. Os periféricos que mais comumente usam a porta serial são o mouse e o modem comum.

SPDIF - Sigla de Sony/Philips Digital Interface, este conector de áudio digital foi desenvolvido junto com o compact disc. Também conhecidos desde 1998 como IEC60958, os conectores SPDIF podem ser usados, no PC, para ligar placas de som a drives de CD e DVD. Os drives de CD mais recentes e praticamente todos os de DVD trazem, além de um conector de áudio comum (analógico, com quatro fios), uma entrada SPDIF, que tem apenas dois pinos. Placas de som de melhor qualidade também trazem um conector SPDIF. Quando esse recurso estiver disponível em dois dispositivos que devem ser ligados entre si, o usuário deve dar preferência a essa forma de conexão, a fim de obter melhor qualidade de som.


USB -
Sigla de Universal Serial Bus, o USB é um padrão recente já consolidado e usado largamente em dispositivos como mouses, impressoras, scanners, teclados e até caixas acústicas. A versão 1.0, suportada pela maioria dos computadores recentes, transfere dados à taxa de 12 Mbps. Quarenta vezes mais rápida, a versão 2.0 transmite a até 480
Mbps.
FOTOS DANIELA PICORALççç* INFO * DEZEMBRO 2001SCSI - Sigla de Small Computer System Interface, é um tipo de porta paralela, usada principalmente para conectar unidades de disco. Em geral, integra sistemas profissionais e servidores, por causa de sua alta taxa de transferência, que atinge 80 MB por segundo. Em contraste, a interface IDE mais rápida chega a apenas 33 MBps
- o suficiente para micros comuns. A porta IDE é hoje o padrão para a conexão de discos na maior parte dos
PCs.


Uma rede pela
porta USB

Com um cabo link dá até para jogar PC contra PC


Cabo link USB

Este cabo liga dois micros pela porta USB, fazendo uma pequena rede para troca de dados a até 5 ou 6
MBps, o bastante para jogar games


Adaptador

O cabo link inclui
um adaptador que controla o fluxo
bidirecional de dados entre os PCs


Terminais

Os dois terminais do cabo são conectores USB comuns. Com
um hub USB, pode-se
ligar mais de dois micros

Mais de dois PCs

Para dois micros, a solução
é interessante. De três
em diante, é melhor pensar
em placas de rede

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China tem 966 milhões de usuários de telefonia móvel 5G

Como diminuir as barreiras para aplicações de computação quântica no setor de energia?

Disputa entre Gradiente e Apple tem definição no TRF

Veja como escolher uma boa ferramenta de BI