Elon Musk diz que acidente com foguete da SpaceX foi um "grande golpe"
Durante uma conferência, o CEO da SpaceX falou pela primeira vez sobre o acidente com o Falcon 9
Da Redação
Publicado em 7 de julho de 2015 às 10h05.
Pela primeira vez desde a explosão do foguete Falcon 9 na semana passada, Elon Musk falou sobre o que o acidente representou para sua empresa de exploração espacial. Na manhã desta terça-feira (7), ele falou durante uma conferência internacional sobre pesquisa e desenvolvimento espacial em Boston, afirmando que "o acidente foi um grande golpe na SpaceX."
O próximo lançamento da Falcon 9 foi adiado até que a SpaceX consiga resolver o problema que causou a falha da semana passada. O fundador da empresa não entrou em detalhes sobre o acidente. "Sei que tem gente da imprensa na plateia", brincou Musk. "Não quero dizer algo que pode se tornar um mal-entendido sobre a situação no futuro."
O CEO da SpaceX afirma não entender direito o que causou o problema na Falcon 9. "Os dados são difíceis de serem interpretados", disse Musk. "Seja lá o que aconteceu, não foi normal." Novas informações sobre o acidente devem ser divulgadas nesta semana.
Apesar de Musk ter publicado uma mensagem no Twitter logo após o acidente, dizendo que o foguete explodiu por causa de uma falha no tanque de oxigênio, ele disse que ainda "não há uma teoria clara que se adeque aos fatos" sobre porque a Falcon se desintegrou.
O foguete iria reabastecer a Estação Espacial Internacional, além de servir como terceiro teste para a tecnologia de pouso do Falcon 9. "No último lançamento tínhamos a melhor chance de pousar o veículo no navio no Oceano Atlântico", disse Musk, antes de revelar que o próximo teste do foguete não deve acontecer antes do final deste ano.
Desde o acidente, o administrador da Nasa, Charles Bolden, reafirmou publicamente seu apoio às iniciativas da SpaceX. Segundo Bolden, a Nasa acredita que o acidente não irá afetar a previsão de a SpaceX levar astronautas da agência espacial americana para o espaço em 2017. Musk confirmou que o cronograma não será alterado. "As coisas parecem estar indo bem no aspecto comercial", disse.
Fonte: The Verge