Tecnologia

Patrocínio:

Logo CBA Empre tag

SC conecta 150 empresas a investidores e ganha prêmio internacional

Associação Catarinense de Teconologia (ACATE) recebeu nesta terça-feira (2), em Paris, o prêmio Startup Ecosystem Star 2025, na categoria Best-in-class Startup Programs, concedido a organizações que apoiam a inovação

Diego Brites Ramos, presidente da ACATE, recebeu o prêmio em Paris

Diego Brites Ramos, presidente da ACATE, recebeu o prêmio em Paris

Rafael Martini
Rafael Martini

Editor da Região Sul

Publicado em 2 de dezembro de 2025 às 17h45.

Última atualização em 2 de dezembro de 2025 às 18h07.

Tudo sobreExame-sul
Saiba mais

O ecossistema catarinense de inovação foi reconhecido em uma das principais premiações internacionais do setor. A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) recebeu nesta terça-feira (2), em Paris, na França, o prêmio Startup Ecosystem Star 2025, na categoria Best-in-class Startup Programs, concedido a organizações que apoiam a inovação.organizações que apoiam a inovação.

Alinhado ao propósito de ser uma ponte para o mundo, o trabalho da ACATE vem ultrapassando fronteiras, impulsionando startups e pequenas e médias empresas a ingressarem em mercados globais por meio de programas de aceleração, softlanding, matchmaking e missões internacionais. Somente em 2025, a entidade conectou mais de 150 empresas brasileiras a potenciais parceiros e investidores estrangeiros.

A cerimônia de premiação foi realizada na sede da International Chamber of Commerce (ICC), organizadora do evento, com apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), da Comissão Europeia e da Microsoft, além de parceria com a Mind the Bridge, plataforma global de inovação aberta sediada no Vale do Silício. Um reconhecimento que posiciona a ACATE como um dos ecossistemas mais eficientes do mundo para o desenvolvimento de startups, com impacto na geração de negócios, formação de talentos e atração de investimentos.

Além da ACATE, o Brasil foi representado pelo Distrito de Inovação de São Paulo, premiado na categoria Top Talent & Research. Ao todo, 54 ecossistemas de mais de 25 países foram agraciados. A cerimônia também celebrou a décima edição do Corporate Startup Stars (CSS) Awards, que reconheceu as empresas com as melhores iniciativas de Open Innovation do mundo. O Banco do Brasil foi uma das 100 selecionadas, ao lado de grandes nomes internacionais, como Google, Nvidia, Volkswagen, Engie, Carrefour e ArcelorMittal.

Modelo colaborativo

O prêmio chega em um momento em que o mercado de tecnologia enfrenta restrições de capital e desafios regulatórios tanto no Brasil quanto no exterior. Em cenários mais seletivos, empresas emergentes precisam de redes internacionais, preparo jurídico e novos canais de acesso a investimentos. Nesse contexto, a ACATE tem assumido protagonismo nacional ao estruturar políticas e programas que favorecem a expansão global de startups e PMEs.

“Esse prêmio é resultado de um esforço coletivo que envolve empresas, organizações parceiras, instituições de ensino, poder público e milhares de profissionais que fazem parte da nossa história”, destaca o presidente da ACATE, Diego Brites Ramos, direto de Paris. “O reconhecimento da ICC mostra que este modelo colaborativo que construímos em Santa Catarina inspira boas práticas no mundo inteiro. Representamos o Brasil levando inovação para o exterior e criando condições para que pequenas e médias empresas ampliem sua atuação global”, afirma.

Conexões internacionais

Fundada há mais de um século, a International Chamber of Commerce é a maior organização empresarial do mundo, representando 45 milhões de empresas presentes em mais de 170 países. A instituição é considerada referência global em arbitragem empresarial e responsável por normas que regulam o comércio internacional, oferecendo segurança jurídica e reduzindo riscos para empresas que atuam em mercados estrangeiros.

Com o reconhecimento pelo Startup Ecosystem Star, a ACATE inicia uma nova etapa de cooperação com a ICC, com foco em programas que auxiliem empresas brasileiras a se prepararem para operar globalmente. “Esse movimento amplia oportunidades, sobretudo para empresas de menor porte que buscam competir internacionalmente”, acrescenta Ramos.

O prêmio rmarca também um novo momento para a entidade catarinense, que se aproxima de seu aniversário de 40 anos, em 2026. A próxima fase da ACATE inclui a ampliação de programas de aceleração para startups, estímulo à formação de talentos, fortalecimento dos polos regionais e a expansão das conexões internacionais para escalar empresas brasileiras no mercado global. “O prêmio nos orgulha, mas também aumenta nossa responsabilidade. Entramos no próximo ano com o compromisso de ampliar ainda mais o impacto do setor de tecnologia para o Brasil e para o mundo. Temos muito para comemorar e ainda mais para construir”, conclui o presidente da ACATE.

Sobre a ACATE

A ACATE atua para apoiar o setor de tecnologia de ponta a ponta, das startups a empresas de grande porte. Atualmente, conta com mais de 1.850 associados, em oito polos de inovação no estado, além de estar presente em outras regiões do país e do mundo.

Com um hub no Canadá, a entidade também é promotora de oportunidades de conexão e negócios para empresas que desejam iniciar sua jornada de internacionalização, como o Global Gateway. Também lançou recentemente o ACATE 1Bi, que reúne as maiores empresas de tecnologia de Santa Catarina, e está à frente de iniciativas como a incubadora MIDITEC e o laboratório de inovação aberta LinkLab.

Acompanhe tudo sobre:Exame-sulempresas-de-tecnologiaStartupsInovaçãoSanta Catarina

Mais de Tecnologia

Smartphones e notebooks podem ficar até 10% mais caros em 2026

Apple anuncia saída de diretor de IA enquanto tenta acelerar setor

Samsung aposta em modelo com três telas para crescer nos dobráveis

As big techs que devem despontar ainda mais na bolsa em dezembro