Tecnologia

Dono de gato é mais inteligente do que o de cão, diz estudo

Segundo Denise Guastello, principal autora do estudo, diferenças de personalidade podem estar relacionadas ao tipo de ambiente que as pessoas preferem

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2014 às 19h19.

São Paulo - Cientistas da Universidade de Carroll, nos Estados Unidos, concluíram que donos de gatos ou de cachorros têm personalidades diferentes. Eles também afirmam que os amantes de gatos são mais inteligentes do que os donos de cachorros.

Durante o estudo, os cientistas perceberam que aqueles que preferem cães são mais ativos, sociáveis, extrovertidos e tendem a seguir mais as regras.

Já os donos de gatos são introvertidos, compreensivos e mais sensíveis do que os que gostam de cachorros.

Segundo a psicóloga Denise Guastello, principal autora do estudo, essas diferenças de personalidade podem estar relacionadas ao tipo de ambiente que as pessoas preferem.

Um dono de cachorro, por exemplo, tende a gostar de sair, ver outras pessoas e levar seu animal de estimação para passear. Já os donos de gatos podem preferir ficar em casa.

Para chegar nessa conclusão, a equipe entrevistou 600 estudantes universitários. Os cientistas perguntaram se eles se identificam como amantes do cão ou amantes do gato.

Depois, questionaram quais são as qualidades de seus animais de estimação que eles mais gostam. Os voluntários também responderam perguntas para avaliar a sua própria personalidade.

Cerca de 60% das pessoas se declararam apaixonadas por cães. Os donos de gatos somaram 11%. O restante disse não ter preferência ou não gostar.

Os donos de cães falaram que o companheirismo é o que mais agrada em seus bichos de estimação. Já os apaixonados por gatos disseram preferir a afetividade de seus animais.

Segundo a pesquisadora, é possível que as pessoas escolham um animal de estimação de acordo com sua própria personalidade, disse Guastello.

Mas há um problema. Os voluntários eram estudantes universitários. Por isso, os pesquisadores ainda não sabem se os resultados se aplicam a outros grupos etários.

Acompanhe tudo sobre:CachorrosGatosINFOPsicologia

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA