Tecnologia

Diferença de critérios dobra números da banda larga no Brasil

Para a IDC, o Brasil tem 17,8 milhões de acessos de banda larga fixa e móvel. Já nas contas do Telebrasil, que usa critérios diferentes, o total sobe para 38,5 milhões

Diferentes pesquisas de mercado apontam para números muito discordantes sobre o acesso à internet no Brasil  (Jakub Krechowicz/SXC)

Diferentes pesquisas de mercado apontam para números muito discordantes sobre o acesso à internet no Brasil (Jakub Krechowicz/SXC)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2011 às 10h12.

São Paulo — Os acessos em banda larga fixa e móvel totalizaram ao final do primeiro trimestre de 2011 38,5 milhões, de acordo com dados divulgados nesta terça, 19, pelo SindiTelebrasil, sindicato patronal das operadoras de telecomunicações. O número é mais que o dobro do obtido por outras pesquisas de mercado, que adotam critérios diferentes na contagem. 

Na banda larga móvel, o Telebrasil considera o número de celulares 3G no mercado, independentemente de haver ou não um plano de dados associado a eles. Estima-se, porém, que cerca de 30% dos usuários de smartphone não tenham um plano de dados contratado junto às operadoras.

A empresa de pesquisas de mercado IDC, que divulga suas pesquisas com base nas informações repassadas pelas próprias operadoras, calcula que existiam 17,8 milhões de acessos em banda larga fixa e móvel ao final do quarto trimestre do ano passado. A IDC inclui apenas os celulares que possuem plano de dados nessa conta. Por isso, o total é muito menor que o divulgado pelo Telebrasil.  

Considerando o número do Telebrasil, cerca de 20% da população brasileira teriam acesso à internet em banda larga. Já de acordo com o dado da IDC, apenas 9% da população estão conectados.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBanda largaDados de BrasilInclusão digitalInternetTelecomunicações

Mais de Tecnologia

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok