Tecnologia

Depois de sucesso em Hollywood, 3D chega aos videogames

Raleigh, Estados Unidos - Com os filmes 3D gerando bilheterias mais fartas, as produtoras de videogames decidiram seguir o exemplo de Hollywood e desenvolver videogames em três dimensões na tentativa de fazer seus usuários terem uma melhor imersão nos mundos virtuais. Produtoras como Sony Computer Entertainment, Nintendo, Electronic Arts, Capcom, Take-Two Interactive, e Warner Bros. Interactive Entertainment […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2010 às 11h11.

Raleigh, Estados Unidos - Com os filmes 3D gerando bilheterias mais fartas, as produtoras de videogames decidiram seguir o exemplo de Hollywood e desenvolver videogames em três dimensões na tentativa de fazer seus usuários terem uma melhor imersão nos mundos virtuais.

Produtoras como Sony Computer Entertainment, Nintendo, Electronic Arts, Capcom, Take-Two Interactive, e Warner Bros. Interactive Entertainment vão mostrar videogames estereoscópicos em 3D na E3 Expo, em Los Angeles, na semana que vem. A expectativa é que mais 45 mil profissionais do setor de videogames visitem a exposição que mostrará os grandes títulos que chegarão ao mercado em 2011.

"Os adeptos do videogame tendem a adotar as novidades cedo, e assim que experimentarem os jogos em 3D não voltarão atrás", disse Jon Landau, produtor premiado com o Oscar que trabalhou no ano passado com a Ubisoft para lançar o primeiro videogame em 3D para consoles, "James Cameron's Avatar".

A Sony Computer Entertainment vai mostrar publicamente na E3, que acontecerá de 15 a 17 de junho, seu primeiro grande videogame 3D para o PlayStation, o Killzone 3, desenvolvido pela Guerrilla Games. O mais recente título nessa série de combate e ficção científica de grande sucesso de vendas foi desenvolvido desde o começo para aproveitar o sistema 3D estereoscópico.

A produtora Polyphony Digital está reformulando o jogo "Gran Turismo 5", para o PS3, de modo a incorporar imagens em 3D, e o título também estará em exposição no estande da Sony. "O sistema 3D é uma progressão natural para a tecnologia dos videogames, e permite que repliquemos a experiência de dirigir um carro de verdade", disse Taku Imasaki, produtor de "Gran Turismo 5" para a Sony Computer Entertainment of America.

Os proprietários de consoles PS3 poderão baixar gratuitamente uma atualização de firmware que transformará o console em uma máquina 3D capaz de executar tanto videogames 3D quando filmes Blu-ray 3D. "Quando você joga um videogame 2D hoje, é quase como se estivesse jogando com um olho fechado", disse David Coombes, gerente de pesquisa de plataformas da Sony Computer Entertainment America.

A Nintendo fará uma grande exibição na E3, revelando o portátil Nintendo 3DS, que terá uma tecnologia 3D que permitirá ao usuário jogar em três dimensões sem precisar de óculos especial. O lançamento de notebooks com 3D, produzidos por empresas como Asus e Toshiba, tornou mais simples para os jogadores terem a experiência das três dimensões em qualquer lugar. Além disso, a tecnologia 3DTV Play da Nvidia, que permite que conteúdo 3D possa ser executado em qualquer televisor com recurso de três dimensões, tem ajudado produtores de jogos a adicionar a tecnologia em seus títulos cada vez mais.

Leia mais notícias sobre tecnologia

Acompanhe tudo sobre:3DArteCinemaEntretenimentoEstados Unidos (EUA)GamesPaíses ricos

Mais de Tecnologia

A influência de Elon Musk nas eleições dos EUA: 5 atos do bilionário na disputa para a presidência

TikTok exibe mais conteúdos de Kamala Harris para mulheres e de Trump para homens, revela pesquisa

Toyota e Joby testam 'carro voador' no Japão pela primeira vez

O Vale entre Trump e Kamala: pleito coloca setor de tecnologia em lados opostos das eleições nos EUA