Tecnologia

Dê um trato em suas fotos

Fotos com olhos vermelhos, escuras ou muito lavadas? Dá-se um jeito: aplique nelas truques de Paint Shop!

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h21.

Foto de amador é fatal: no álbum de recordações da família, lá aparece o Júnior, sorridente, em plena festa de aniversário. Mas, com aqueles olhos vermelhos, o garoto parece mais um ser extraterrestre. Se você usa câmera digital ou tem imagens escaneadas, veja aqui como resolver três dos principais problemas de fotos amadoras. Além da terrível "síndrome" dos olhos vermelhos, você vai corrigir fotos com excesso ou falta de luminosidade. A ferramenta utilizada é o Paint Shop Pro (PSP), versão 7.0, da Jasc. Se você não tem o programa, pode baixá-lo no site do fabricante (www. jasc.com). O produto é um shareware e pode ser usado gratuitamente por 30 dias.

Para retocar fotos no PSP 7.0, a primeira providência que você deve tomar é acionar o menu View/Toolbars e marcar o item Photo Toolbar. Com isso, você torna visível a barra de ferramentas específica para o tratamento de imagens fotográficas. Antes de aplicar qualquer efeito, abra a imagem e verifique se ela tem 16 milhões de cores (na verdade, 16,7 milhões). Consulte o menu Image/Image Information. O item Pixel Depth/ Colors deve indicar: 24/16 Million. Caso contrário, converta a imagem: acione Colors/Increase Color Depth e escolha a opção 16 Million Colors.

Olhos vermelhos
Para remover os olhos vermelhos, ponha a imagem em foco e clique no botão Red-eye Removal. Ele abre uma tela com a imagem duplicada. Na primeira, você aplica as correções, cujos resultados são exibidos na segunda imagem. Na caixa Method, o PSP oferece várias técnicas de remoção. Vamos mostrar aqui como trabalhar com o método Auto Human Eye.

  1. Na foto da esquerda, clique na área vermelha de um dos olhos. Se for necessário melhorar a visualização, clique no botão de Zoom aumentativo (uma lupa com o sinal +). Após o clique, o PSP posiciona sobre o olho um círculo de seleção. Use as alças para arrastar e dimensionar esse círculo de forma que ele corresponda à área vermelha da íris. Imediatamente, você já vê uma alteração no olho correspondente, na imagem da direita. Só que ela aplica uma cor-padrão, que você precisa ajustar.

  2. Clique na caixa Hue (tonalidade, matiz) e indique a cor básica do olho. Depois, clique na seta ao lado da amostra da cor. Ela abre uma janela que mostra diferentes variações do matiz escolhido.

  3. Agora, escolha a cor. Você vai partir, é claro, da verdadeira cor dos olhos da pessoa. Algumas tonalidades não combinam absolutamente com o rosto. Em certos casos, a cor parece adequada, mas os olhos se tornam artificiais, sem vida. Experimente, e decida.

  4. Na mesma tela, há ainda um conjunto de efeitos, que podem ser usados, juntos ou isoladamente, para melhorar o resultado. Há muito com que experimentar. Se não estiver satisfeito, clique no botão Undo Eye para desfazer as modificações e recomeçar do zero.

  5. Concluídas as correções, repita os procedimentos para o outro olho. Os controles mantêm as posições dos primeiros ajustes. Mas é bem provável que você precise fazer alterações específicas para o segundo olho.

  6. Por fim, clique no botão OK e as modificações são incorporadas à imagem. É bom dizer que esses procedimentos dão apenas as ferramentas básicas para você tentar obter o efeito que deseja. O bom resultado, aqui, depende de muitos fatores -- que vão desde a qualidade da foto original até sua habilidade artística e paciência para experimentar.

Fotos escuras
E o que fazer quando a foto está muito escura? Abra a imagem. Clique nela e acione o menu Layer/Duplicate. Isso cria uma segunda camada para a imagem, igual à primeira. Clique com o botão direito numa barra de ferramentas qualquer e escolha Layer Palette. Na tela Layer Palette -- Copy of the Background, na orelha Appearance, o blend mode (modo de combinação das camadas) deve exibir a opção Normal. Mude-a para Screen. Se a mudança for muito leve, volte à paleta de camadas (Layer Palette) e deslize o controle de opacidade, à esquerda da opção Screen. Quanto maior a opacidade, mais clara a imagem final. Se, ainda assim, a foto continuar escura, duplique a segunda camada e execute os mesmos procedimentos acima. Se você clicar nos pequenos óculos ao lado da linha Copy of Background, vai ver, alternando, a imagem original e o resultado do nível de opacidade aplicado.

Imagens lavadas
Quando a imagem fica esmaecida, bastante lavada, a saída também começa pela exibição da Layer Palette. Assim como no caso anterior, duplique a camada de fundo. Na paleta de camadas, ajuste o blend mode para Soft Light. Se o resultado ficar muito escuro, duplique a segunda camada e ajuste a opacidade.

O Paint Shop Pro permite fazer muitas outras operações com fotografias, como retocar imagens antigas ou aplicar numa foto nova efeitos para que pareçam envelhecidas. Também é possível mesclar imagens, limpar o ambiente de fundo e até eliminar ex-namorados ou namoradas da fotografia. Só que essas tarefas exigem treinamento -- e paciência para acertar a mão.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Trump pode intensificar bloqueio a Huawei e ampliar liderança dos EUA em 5G e 6G, diz Eurasia Group

74,5% do brasileiros jogam videogames com frequência — e classe C está mais incluída no consumo

Startup aeroespacial chinesa se prepara para missões de recuperação de foguetes

Por que usar a IA generativa pode ser um diferencial para os advogados do futuro