Daniel Craig se une à ONU para lutar contra minas terrestres e outros explosivos
'Como 007, o senhor Craig teve licença para matar. Hoje, estamos dando licença para salvar', diz Ban Ki-moon
Da Redação
Publicado em 14 de abril de 2015 às 14h11.
O ator britânico Daniel Craig foi nomeado nesta terça-feira Defensor Global das Nações Unidas para a Eliminação de Minas, um cargo em que tratará de impulsionar no mundo todo a luta contra este e outros tipos de explosivos.
Craig, conhecido por seu papel como o agente James Bond nos últimos anos, usará seu rosto para impulsionar os esforços da ONU a fim de combater os estragos causados pelas minas em muitas zonas do mundo.
"Como 007, o senhor Craig teve licença para matar. Hoje, estamos dando licença para salvar", disse o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que recebeu o ator na sede da organização.
Ban agradeceu a Craig pelo uso de seu perfil público para "chamar a atenção sobre a causa da destruição de minas e a conscientização" sobre este tipo de explosivos.
Através de sua agência especializada, Unmas, a ONU impulsiona a limpeza de campos de minas e de outros explosivos perigosos disseminados durante conflitos, como as bombas de fragmentação.
Além disso, educa a população para que se mantenha a salvo dos artefatos, apoia as vítimas e trabalha na eliminação do arsenal em mãos dos 162 países que assinaram a convenção contra as minas antipessoais.
Só no ano passado, a ONU destruiu mais de 400 mil minas e restos de explosivos utilizados em guerras e duas mil toneladas de munição obsoleta.