Tecnologia

Criador de Gears of War defende fim dos jogos usados

Para Cliff Bleszinski, os altos custos dos jogos de ponta justificam o fim dos usados e alugados

Cliff Bleszinski: "impossível manter os orçamentos de desenvolvimento e marketing de games no patamar atual convivendo com jogos usados e alugados", disse (Mark Davis/Getty Images)

Cliff Bleszinski: "impossível manter os orçamentos de desenvolvimento e marketing de games no patamar atual convivendo com jogos usados e alugados", disse (Mark Davis/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 11h05.

São Paulo - O designer de games Cliff Bleszinski, responsável pela franquia Gears of War, publicou uma série de mensagens em seu Twitter explicando o dano que o mercado de jogos usados causa à indústria de games.

"É impossível manter os orçamentos de desenvolvimento e marketing de games no patamar atual convivendo com jogos usados e alugados. Os números não dão certo, pessoal", afirmou o designer, comentando a grande polêmica da restrição aos jogos usados no Xbox One. A medida foi confirmada pela Microsoft na última sexta-feira (7).

Bleszinski explicou sua posição: "A fidelidade visual e os cenários que esperamos dos games hoje em dia têm custos altíssimos. Jogos de Assassin's Creed são feitos por milhares de desenvolvedores. (...) É por isso que vocês estão vendo games gratuitos com microtransações por todo lado. O modelo de jogo em disco por 60 dólares está entrando em colapso."

Questionado por internautas após os tuítes, o designer perdeu a paciência: "Vocês que estão me falando que basta reduzir os orçamentos dos games sabem o quão idiotas estão soando, certo?"

A troca de jogos usados será possível no Xbox One, mas sob uma série de restrições. Cada game só poderá ser trocado uma vez e entre pessoas que já sejam amigas na Xbox Live há pelo menos um mês.

Além disso, as produtoras dos jogos poderão impor taxas sobre esses games usados caso considerem a medida necessária.

O pacote principal do Xbox One chegará ao Brasil em novembro por 2.199 reais.

Acompanhe tudo sobre:DesignDesignersGames

Mais de Tecnologia

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok