Tecnologia

Criador de Gears of War defende fim dos jogos usados

Para Cliff Bleszinski, os altos custos dos jogos de ponta justificam o fim dos usados e alugados

Cliff Bleszinski: "impossível manter os orçamentos de desenvolvimento e marketing de games no patamar atual convivendo com jogos usados e alugados", disse (Mark Davis/Getty Images)

Cliff Bleszinski: "impossível manter os orçamentos de desenvolvimento e marketing de games no patamar atual convivendo com jogos usados e alugados", disse (Mark Davis/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 11h05.

São Paulo - O designer de games Cliff Bleszinski, responsável pela franquia Gears of War, publicou uma série de mensagens em seu Twitter explicando o dano que o mercado de jogos usados causa à indústria de games.

"É impossível manter os orçamentos de desenvolvimento e marketing de games no patamar atual convivendo com jogos usados e alugados. Os números não dão certo, pessoal", afirmou o designer, comentando a grande polêmica da restrição aos jogos usados no Xbox One. A medida foi confirmada pela Microsoft na última sexta-feira (7).

Bleszinski explicou sua posição: "A fidelidade visual e os cenários que esperamos dos games hoje em dia têm custos altíssimos. Jogos de Assassin's Creed são feitos por milhares de desenvolvedores. (...) É por isso que vocês estão vendo games gratuitos com microtransações por todo lado. O modelo de jogo em disco por 60 dólares está entrando em colapso."

Questionado por internautas após os tuítes, o designer perdeu a paciência: "Vocês que estão me falando que basta reduzir os orçamentos dos games sabem o quão idiotas estão soando, certo?"

A troca de jogos usados será possível no Xbox One, mas sob uma série de restrições. Cada game só poderá ser trocado uma vez e entre pessoas que já sejam amigas na Xbox Live há pelo menos um mês.

Além disso, as produtoras dos jogos poderão impor taxas sobre esses games usados caso considerem a medida necessária.

O pacote principal do Xbox One chegará ao Brasil em novembro por 2.199 reais.

Acompanhe tudo sobre:DesignGamesDesigners

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA