Tecnologia

Conversor popular para TV digital é lançado em São Paulo

Aparelho da fabricante Proview terá preço a partir de 199 reais. Modelo topo de linha, que custará 299 reais, poderá fazer conexão à internet

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.

O grupo Proview, fabricante asiático de eletrônicos, lançou oficialmente nesta terça-feira (15/07), em São Paulo, sua linha de conversores de baixo custo para TV digital, com preços a partir de 199 reais no varejo.

O primeiro modelo a chegar ao mercado, já na semana que vem, porém, não é o mais barato. Trata-se do aparelho topo de linha, que além de receber o sinal digital também permite a conexão com outros aparelhos eletrônicos, como MP3 players, câmeras digitais e teclados de computador. Conectado a um cabo de internet, o aparelho torna-se um terminal para navegação na rede. O preço sugerido no varejo é de 299 reais.

Nos próximos 15 dias, segundo a Proview, deve chegar ao mercado o aparelho intermediário da empresa, que tem as mesmas funcionalidades do modelo topo de linha, mas sem permitir a conexão à rede. O preço sugerido é de 249 reais. No início de agosto, a Proview prevê o lançamento de seu modelo básico, que terá apenas as saídas de vídeo sem alta definição, com preços a partir de 199 reais.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou no evento que o Banco do Brasil e o Banco Postal abrirão linhas de crédito para financiar o aparelho em até 48 meses. As linhas de crédito dos órgãos governamentais deverão entrar em operação até o fim de agosto.

Instalada no Brasil há dez anos para a fabricação de monitores de computador, aparelhos de TV, DVD players e notebooks, até o fim do ano a Proview deverá investir cerca de 10 milhões de reais no desenvolvimento de novos produtos. Os conversores serão produzidos na fábrica de Manaus (AM), com 22 000 metros quadrados e 1100 funcionários.

Hoje a empresa tem capacidade fabril de 100 000 conversores por mês, mas pretende fabricar algo em torno de 20 000 unidades de seu modelo topo de linha. Para o presidente da Proview, Tseng Ling Yun, porém, o volume poderá crescer rapidamente à medida que as emissoras de televisão inauguram seu sinal digital.

"Acreditamos que existe espaço para o mercado brasileiro chegar rapidamente a um consumo de 300 000 conversores mensais", diz Tseng Ling Yun, presidente da empresa no país. A expectativa da Proview é faturar 500 milhões de reais em 2008.

Queda de preços

O ministro Hélio Costa informou também durante o evento que espera uma queda ainda maior dos preços dos conversores para TV digital - que chegaram a custar 1200 reais no lançamento do sinal digital, em dezembro do ano passado. Segundo ele, duas reuniões já foram feitas na Casa Civil para negociar a isenção de PIS e Cofins para os equipamentos, de forma a reduzir ainda mais os custos.

Para chegar ao valor de 199 reais no varejo em seu produto mais básico, a Proview fez parcerias desde o ano passado com várias empresas de componentes, software e também universidades. Além disso, o governo do Amazonas também concedeu incentivos fiscais - como abatimento de ICMS - para a empresa chegar a esse preço.

Hoje, as transmissões do Sistema Internacional de TV digital estão em operação em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Segundo Costa, devem receber o sinal em breve também as capitais Salvador, Brasília e Fortaleza, e os municípios paulistas de Campinas, Taubaté, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Oura lança nova versão do anel inteligente com design atualizado e novos sensores

China tem 966 milhões de usuários de telefonia móvel 5G

Como diminuir as barreiras para aplicações de computação quântica no setor de energia?

Disputa entre Gradiente e Apple tem definição no TRF