Tecnologia

Conversor popular para TV digital é lançado em São Paulo

Aparelho da fabricante Proview terá preço a partir de 199 reais. Modelo topo de linha, que custará 299 reais, poderá fazer conexão à internet

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.

O grupo Proview, fabricante asiático de eletrônicos, lançou oficialmente nesta terça-feira (15/07), em São Paulo, sua linha de conversores de baixo custo para TV digital, com preços a partir de 199 reais no varejo.

O primeiro modelo a chegar ao mercado, já na semana que vem, porém, não é o mais barato. Trata-se do aparelho topo de linha, que além de receber o sinal digital também permite a conexão com outros aparelhos eletrônicos, como MP3 players, câmeras digitais e teclados de computador. Conectado a um cabo de internet, o aparelho torna-se um terminal para navegação na rede. O preço sugerido no varejo é de 299 reais.

Nos próximos 15 dias, segundo a Proview, deve chegar ao mercado o aparelho intermediário da empresa, que tem as mesmas funcionalidades do modelo topo de linha, mas sem permitir a conexão à rede. O preço sugerido é de 249 reais. No início de agosto, a Proview prevê o lançamento de seu modelo básico, que terá apenas as saídas de vídeo sem alta definição, com preços a partir de 199 reais.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou no evento que o Banco do Brasil e o Banco Postal abrirão linhas de crédito para financiar o aparelho em até 48 meses. As linhas de crédito dos órgãos governamentais deverão entrar em operação até o fim de agosto.

Instalada no Brasil há dez anos para a fabricação de monitores de computador, aparelhos de TV, DVD players e notebooks, até o fim do ano a Proview deverá investir cerca de 10 milhões de reais no desenvolvimento de novos produtos. Os conversores serão produzidos na fábrica de Manaus (AM), com 22 000 metros quadrados e 1100 funcionários.

Hoje a empresa tem capacidade fabril de 100 000 conversores por mês, mas pretende fabricar algo em torno de 20 000 unidades de seu modelo topo de linha. Para o presidente da Proview, Tseng Ling Yun, porém, o volume poderá crescer rapidamente à medida que as emissoras de televisão inauguram seu sinal digital.

"Acreditamos que existe espaço para o mercado brasileiro chegar rapidamente a um consumo de 300 000 conversores mensais", diz Tseng Ling Yun, presidente da empresa no país. A expectativa da Proview é faturar 500 milhões de reais em 2008.

Queda de preços

O ministro Hélio Costa informou também durante o evento que espera uma queda ainda maior dos preços dos conversores para TV digital - que chegaram a custar 1200 reais no lançamento do sinal digital, em dezembro do ano passado. Segundo ele, duas reuniões já foram feitas na Casa Civil para negociar a isenção de PIS e Cofins para os equipamentos, de forma a reduzir ainda mais os custos.

Para chegar ao valor de 199 reais no varejo em seu produto mais básico, a Proview fez parcerias desde o ano passado com várias empresas de componentes, software e também universidades. Além disso, o governo do Amazonas também concedeu incentivos fiscais - como abatimento de ICMS - para a empresa chegar a esse preço.

Hoje, as transmissões do Sistema Internacional de TV digital estão em operação em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Segundo Costa, devem receber o sinal em breve também as capitais Salvador, Brasília e Fortaleza, e os municípios paulistas de Campinas, Taubaté, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025