Exame Logo

Consumidor quer smartphone mais simples, revela pesquisa

Uma pesquisa feita na Inglaterra e nos Estados Unidos indica que as pessoas preferem abrir mão de funcionalidade para ter mais facilidade de uso no smartphone

Smartphone: para a maioria das pessoas, facilidade de uso é mais importante que abundância de recursos (LG / divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2011 às 09h51.

São Paulo — Os consumidores ingleses e americanos prefeririam que os telefones móveis fossem mais simples e fáceis de usar. Uma recente pesquisa realizada pela Accenture perguntou para 2 mil pessoas nos Estados Unidos e na Inglaterra que conselhos dariam para os engenheiros que desenvolvem celulares. Cada entrevistado podia escolher até três respostas simultaneamente. Entre os conselhos mais votados destacam-se: manter a simplicidade (53%) e focar um número limitado de funcionalidades (40%).

Apenas 27% pediram mais funcionalidades e 23% sugeriram que os celulares deveriam ser mais intuitivos. Mais de um quarto das pessoas ouvidas se disseram frustradas com seus aplicativos móveis. 6% se consideram muito frustradas e 21%, relativamente frustradas. 33% responderam que se sentem pouco frustradas e 40% não têm frustração nenhuma.

Veja também

Problemas técnicos

Os consumidores dos dois países reclamam da frequência com que seus celulares travam (a tela congela ou o software não responde aos comandos, requerendo reinicialização). Dentre os entrevistados, 14% disseram que seus celulares travaram com muita frequência nos últimos seis meses e 45% responderam que isso aconteceu algumas vezes nesse período. 40% disseram que esse problema ocorreu raramente e 1% afirmou que nunca presenciou isso.

Nesse quesito, o celular teve o pior desempenho em comparação com outros eletroeletrônicos e máquinas incluídos na mesma pesquisa, como TVs, computadores e carros.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)EuropaIndústria eletroeletrônicaPaíses ricosPesquisas de mercadoReino UnidoSmartphones

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame