Mars Rover (Divulgação/littleBits)
Da Redação
Publicado em 28 de maio de 2014 às 13h48.
Muitas crianças querem se tornar astronautas. A Nasa, agência espacial americana, sabe disso e resolveu ajudar a despertar o gosto dos pequenos pela ciência. A agência fez uma parceria com a startup littleBits para criar um pequeno kit espacial para todos possam fazer seus experimentos sem sair de casa.
As peças do littleBits lembram os tijolinhos coloridos Lego. Mas em vez de casas ou naves ele permite construir circuitos elétricos com os blocos que se unem por meio de ímãs.
O kit espacial tem 12 módulos. É possível construir pequenas estações espaciais, miniaturas de jipe-robôs como o Curiosity e uma variedade de experimentos em escala reduzida que os cientistas usam para explorar o sistema solar.
O pacote inclui diversas peças, como baterias e blocos coloridos. Cada módulo exerce uma função diferente, como converter energia, controlar o circuito, ligar e desligar, acender luzes, entre outras funções.
Ao montar as peças, conectando os blocos, a criança aprende conceitos de física e lógica. A ideia é explicar de maneira simples como a tecnologia funciona, disse a INFO a canadense Ayah Bdeir, criadora do littleBits.
Construir um jipe-robô, que é mais parecido com a sonda Opportunity, leva cerca de duas horas e envolve alguns materiais extras. Depois, os usuários podem controlar o robô remotamente. Em outros experimentos, crianças e adultos podem medir a atmosfera de suas casas, assim como o satélite Aura faz a partir de órbita da Terra.
Há também aulas online para que os usuários consigam expandir as capacidades dos kits. Um dos tutoriais, por exemplo, permite aos usuários construir um modelo da estação espacial.
O kit espacial custa 189 dólares e é recomendado para crianças a partir de 8 anos. O frete para o Brasil aumenta o valor do brinquedo em cerca de 50 dólares. Também é possível adquirir módulos avulsos para montar circuitos complexos e usá-los em objetos mais elaborados.
Pequeno engenheiro
Formada em engenharia da computação e sociologia e com mestrado no MIT Media Lab, Ayah Bdeir criou o littleBits e uma startup que toca o projeto.
Como surgiu o littleBits? A inspiração veio do Lego e de outros brinquedos voltados para arquitetura e construção. No começo, o littleBits foi criado para os adultos. Queria mostrar que não é preciso ser um engenheiro para criar e inovar.
E quando foi que ele se voltou para as crianças? Demorei quatro anos para desenvolver o littleBits. Certa vez, tive a oportunidade de ver a emoção das crianças diante do nosso brinquedo e como faziam um movimento natural para construir os circuitos. Decidimos focar o desenvolvimento do littleBits para que as crianças pudessem explorar e conhecer o mundo da ciência, da engenharia e da tecnologia.
Por que montar uma startup? A criação da startup aconteceu para ajudar a vender o brinquedo em setembro de 2011. A parceria com a fabricante de eletrônicos PCH International permitiu a fabricação do produto em grande escala e o fim de pequenas encomendas.
INFO já testou o LittleBits. Veja no vídeo abaixo:
http://videos.abril.com.br/info/id/c766926d61a007f7a1e8f61a6a7aa7e1