Conheça em detalhes a nova versão do sistema operacional OSX Yosemite
O sistema operacional Apple OSX 10.10 Developer Preview 1, codinome Yosemite, foi anunciado oficialmente ontem durante o evento destinado a desenvolvedores, o WWDC...
Primeira versão de desenvolvimento (INFOlab)
Da Redação
Publicado em 4 de junho de 2014 às 05h39.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h52.
Em poucas horas, a primeira versão de teste do sistema estava disponível para desenvolvedores registrados. A licença de desenvolvimento para uso individual custa 99 dólares, válida por apenas um ano. O arquivo de instalação oficial tem cerca de 5,2 GB e para instalá-lo é recomendável copiar a imagem para um disco externo formatado com o sistema de arquivos HFS+, além do tradicional backup.
Como esperado os efeitos visuais usam bastante a placa de vídeo, mesmo assim, consegue rodar até em máquinas antigas. No INFOlab testamos até em um iMac de 2008 e ele rodou o sistema sem travamentos repentinos, apesar da lentidão.
Os principais ícones do sistema mudaram. Eles seguem o mesmo princípio visual introduzido pelo iOS 7. Alguns aplicativos e o gerenciador de janelas Finder tem janelas transparentes. Há também um modo de transparência mais escuro para facilitar o foco, batizado de Dark Mode. Infelizmente não está disponível nesta versão de teste do sistema.
A barra lateral de notificações está com visual novo, com widgets para ações, clima e outros. Ela continua prática para acompanhar suas mensagens nas redes sociais e até arriscar alguma interação.
A barra de busca está centralizada no título e os botões de visualização Padrão, Híbrido e Satélite, se tornaram apenas Mapa e Satélite. A barra de itinerários que se abria a direita está padronizada na esquerda, abusando da transparência. No canto inferior direito o ícone de controle de orientação mudou para incluir a palavra 3D.
Na simplificação de visual a barra de favoritos não aparece mais ela está oculta. A busca traz mais resultados, incluindo possíveis verbetes da Wikipedia e sugestões de outros serviços. Outro detalhe interessante é o suporte a tag vídeo do HTML5. A Apple garante que a bateria deve durar mais com este novo recurso.
A busca rápida agora está centralizada na tela e com tamanho maior. Mas o visual não é seu único atributo novo. Ela está mais esperta, buscando inclusive contatos e eventos no calendário. Parece ter sido inspirada no software Alfred.
Além da mudança de visual seguindo os demais aplicativos, dois recursos merecem menção. O primeiro é a capacidade de enviar arquivos de até 5 GB por qualquer serviço de e-mail compatível. A façanha usa um serviço na nuvem chamado Mail Drop. Se o cliente não tiver este sistema, ele recebe um link para download (cujo domínio é digitalhub.com). O outro recurso é a ferramenta de marcação, que permite editar até arquivos do tipo PDF.
Seguindo a tendência dos aplicativos de mensagens instantâneas de celular, o Mensagens está integrado com o seu smartphone. SMS ou MMS podem ser vistos diretamente no seu Mac. É possível também enviar recados de voz com mais de 5 minutos, além de possibilitar criar grupos de conversas. Mas neste caso, só com contas do serviço da Apple. Por enquanto o Gtalk não é compatível com o recurso.
O recurso Handoff habilitado nas preferencias gerais do sistema faz com que um conteúdo aberto no celular possa, por proximidade, ser visualizado no sistema operacional OSX 10.10, no mesmo aplicativo padrão.
Documentos de 2023 mostram que a Meta definiu que restrições em anúncios seriam mais brandas para clientes que gastam mais de US$ 1.500 por dia na plataforma
Lorenzo Gavassino teoriza como a entropia impede contradições em viagens temporais e sugere que memórias de viajantes seriam apagadas ao final do trajeto