Conheça as casas construídas com impressão 3D na China
Uma empresa chinesa está construindo casas usando impressoras 3D. A empresa afirma que é capaz de fazer dez casas em apenas 24 horas
Victor Caputo
Publicado em 20 de janeiro de 2015 às 09h56.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h53.
São Paulo - Uma empresa chamada WinSun New Materials está investindo no mercado de construção de casa, na China. A diferença é que a WinSun está usando um método um pouco diferente das outras construtoras: a impressão 3D. Conheça a seguir detalhes desse método e veja algumas casas construídas pelas empresa no país.
A WinSun utiliza a impressão 3D para construir casa. A impressora junta diversas camadas de material umas sobre as outras. Após a impressão das placas, os operário das empresa as juntam, criando grandes paredes.
A impressora usada para criar as casas é bem grande. Ela tem, de acordo com o Wall Street Journal, 6,6 metros de altura, 10 metros de largura e 150 metros de comprimento.
O material usada na construção das casas é resistente. De acordo com a WinSun, a "tinta" de suas impressoras é uma mistura de cimento com fibra de vidro.
O objetivo da empresa é passar a reciclar materiais no futuro. Restos de cimento e outros materiais deixados na construção de casas tradicionais poderiam ser usadas pela empresa. Restos de mineradoras também são outra opção.
A empresa afirma que a construção das casas é bem rápida. De acordo com a WinSun, eles seriam capazes de construir até dez casas em apenas 24 horas.
O prédio na imagem é de um pequeno complexo de moradias. Ele tem cinco andares. O acabamento externo simula uma construção feita com tijolos vermelhos.
Mesmo os detalhes são construídos usando impressão 3D. A WinSun afirma que já construiu dez casas de 200 metros quadrados usando a técnica de impressão 3D.
Para as construções, a empresa afirma que gasta metade dos recursos financeiros que seriam necessários para levantar uma casa de maneira tradicional.
Para desenvolver a tecnologia, foram gastos 12 anos de desenvolvimento pela WinSun. Os recursos aplicados foram de 20 milhões de yuan -- cerca de 3,2 milhões de dólares.