ônibus hacker (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.
São Paulo - O grupo Transparência Hacker, formado por ativistas digitais, estará presente em Brasília para o VI Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), que acontecerá entre os dias 13 a 15 de agosto. Durante o encontro, eles discutirão ideias para ampliar o acesso a informações públicas, além de pedir mais transparência ao governo.
Os ativistas promoverão oficinas no Ônibus Hacker, um laboratório móvel que percorre o país com o objetivo de ampliar a discussão sobre a participação da sociedade na política. Entre as oficinas, os coordenadores ensinarão a fazer extração de dados públicos para faclitar o acesso à informação. Além disso, eles também apresentarão casos que explicam como a abertura de dados podem auxiliar no processo de transparência governamental e participação social. Uma rádio com programação colaborativa ficará no ar durante todos os dias da conferência.
O Transparência Hacker, que conta com desenvolvedores web, jornalistas, designers e gestores públicos, também desenvolverá o HackDay, onde serão desenvolvidos programas e aplicativos capazes de filtrar os dados disponibilizados pelo governo e ajudar a sociedade na fiscalização do poder público.
O Consegi 2013 terá o tema Portabilidade, Colaboração e Integração e tem o objetivo de convocar o governo, movimentos sociais, hackativistas, pesquisadores e estudantes para debater a cidadania participativa por meio da tecnologia.