Para que um caixa-eletrônico ou um palmtop funcionem quando pressionamos comandos com os nossos dedos é necessário acoplar uma tela touch a cada um desses equipamentos. Saiba como funciona o monitor touchscreen fabricado pela Waytec:
O funcionamento da tela touch tem como base a eletricidade. A tela é composta por uma placa controladora e por uma camada de vidro e outra de poliéster (ambos condutores de eletricidade), que formam uma espécie de moldura feita com fios, afixada nas quatro extremidades.A placa controladora tem a função de enviar eletricidade para a tela, por meio dos fios, e de fazer com que a tela converse com o computador.Todo esse conjunto é conectado para que tanto o vidro quanto a película de poliéster fiquem eletrificados permanentemente. Essas duas camadas ficam separadas por bolinhas de plástico minúsculas de 16 mícron distribuídas ao longo da tela. Essas bolinhas isolam o vidro da película de poliéster, mas permitem que uma camada encoste na outra quando a tocamos.Para que o monitor "enxergue" onde estamos tocando, a superfície da tela é dividida em inúmeros pontos imaginários. Cada um desses pontos é identificado por uma coordenada horizontal e outra vertical (x,y) e têm sua voltagem previamente medida.Quando tocamos em um determinado ponto, geramos uma voltagem previamente conhecida e atribuída a uma posição na tela. Essa voltagem é conduzida pela camada de poliéster até os fios conectados à controladora.A controladora interpreta a informação (voltagem) como uma posição na tela e a repassa ao microcomputador. Daí em diante, os programas entendem as ordens do dedo como se estivessem recebendo as ordens de um mouse.Para que um caixa-eletrônico ou um palmtop funcionem quando pressionamos comandos com os nossos dedos é necessário acoplar uma tela touch a cada um desses equipamentos. Saiba como funciona o monitor touchscreen fabricado pela Waytec:
O funcionamento da tela touch tem como base a eletricidade. A tela é composta por uma placa controladora e por uma camada de vidro e outra de poliéster (ambos condutores de eletricidade), que formam uma espécie de moldura feita com fios, afixada nas quatro extremidades.A placa controladora tem a função de enviar eletricidade para a tela, por meio dos fios, e de fazer com que a tela converse com o computador.Todo esse conjunto é conectado para que tanto o vidro quanto a película de poliéster fiquem eletrificados permanentemente. Essas duas camadas ficam separadas por bolinhas de plástico minúsculas de 16 mícron distribuídas ao longo da tela. Essas bolinhas isolam o vidro da película de poliéster, mas permitem que uma camada encoste na outra quando a tocamos.Para que o monitor "enxergue" onde estamos tocando, a superfície da tela é dividida em inúmeros pontos imaginários. Cada um desses pontos é identificado por uma coordenada horizontal e outra vertical (x,y) e têm sua voltagem previamente medida.Quando tocamos em um determinado ponto, geramos uma voltagem previamente conhecida e atribuída a uma posição na tela. Essa voltagem é conduzida pela camada de poliéster até os fios conectados à controladora.A controladora interpreta a informação (voltagem) como uma posição na tela e a repassa ao microcomputador. Daí em diante, os programas entendem as ordens do dedo como se estivessem recebendo as ordens de um mouse.