Tecnologia

Comissão Europeia investirá 50 milhões de euros em 5G

A instituição apresentou o plano europeu para as conexões sem fio dos próximos anos, através do qual potencializará o desenvolvimento da tecnologia sucessora do 4G


	Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão: "quero que a Europa seja a pioneira na tecnologia 5G, com base em pesquisas feitas no continente e que, além disso, seja geradora de empregos"
 ( Georges Gobet/AFP)

Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão: "quero que a Europa seja a pioneira na tecnologia 5G, com base em pesquisas feitas no continente e que, além disso, seja geradora de empregos" ( Georges Gobet/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2015 às 11h39.

Barcelona - A Comissão Europeia vai investir 50 milhões de euros (US$ 65 milhões) para impulsionar a tecnologia de telefones celulares de quinta geração (5G), afirmou nesta terça-feira a vice-presidente dessa instituição da UE, Neelie Kroes, no Mobile World Congress (MWC).

Neste mesmo congresso, realizado em Barcelona, a empresa de telefonia Vodafone anunciou um acordo com o Google para prestar serviços para pequenas e médias empresas e também foi apresentada a plataforma iberoamericana UnX.

Neelie apresentou o plano europeu para as conexões sem fio dos próximos anos, através do qual a Comissão potencializará o desenvolvimento da tecnologia sucessora do 4G, colocando a Europa no topo da indústria de telefonia móvel mundial.

"Quero que a Europa seja a pioneira na tecnologia 5G, com base em pesquisas feitas no continente e que, além disso, seja geradora de empregos", disse Neelie.

A vice-presidente defendeu, além disso, a criação de um mercado único digital europeu que permitiria contemplar o espectro do continente "como um todo" e serviria para facilitar o acesso aos serviços e tornar a vida dos cidadãos mais cômoda graças à tecnologia móvel.

No MWC também foi apresentado hoje o UnX, a primeira comunidade de âmbito iberoamericano criada para oferecer aos empreendedores digitais uma plataforma na qual podem aprender e compartilhar suas conquistas e experiências.


Esta iniciativa começou com um teste piloto no último mês de outubro na Espanha e agora chega ao outro lado do Atlântico para a toda a América Latina com conteúdos em espanhol e português.

Os membros do UnX poderão trocar experiências e conhecimentos profissionais e, sobretudo, ter acesso de forma totalmente gratuita, a um catálogo de cursos através da internet desenvolvidos por professores de prestígio.

A Telefónica também foi uma das protagonistas do dia, que anunciou o acesso a internet por banda larga móvel combinando a tecnologia Wi-Fi com a rede de quarta geração (LTE) e a 3G num futuro próximo.

Por outro lado, o fabricante japonês de celulares Fujitsu vai chegar ao mercado europeu em junho com o Stylistic S01, um smartphone específico para pessoas idosas.

O Mobile World Congress começou na segunda-feira e vai terminar na próxima quinta-feira, transformando Barcelona na capital mundial do celular.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaMobile World CongressTelefoniaTecnologias sem fio5G

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA