Tecnologia

Comcast vai enfrentar Netflix com serviço de vídeos via Web

O serviço Xfinity Streampix estará disponível somente para os assinantes de TV a cabo da Comcast

A Netflix tem uma base de cerca de 24 milhões de assinantes, criada com a oferta de programas de TV e filmes mais antigos (Arthur Simoes/Getty Images)

A Netflix tem uma base de cerca de 24 milhões de assinantes, criada com a oferta de programas de TV e filmes mais antigos (Arthur Simoes/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2012 às 10h05.

A Comcast, maior operadora norte-americana de TV a cabo, se tornou o mais recente concorrente importante da Netflix, na terça-feira, quando anunciou planos para um serviço online de vídeo que ofereceria um acervo de programas de TV e filmes.

O novo serviço, chamado Xfinity Streampix, só estará disponível para os assinantes de TV a cabo da Comcast. Mas ele também poderia operar como serviço independente, separado do pacote de assinatura de TV a cabo, sob acordos de programação que a companhia assinou junto a alguns dos parceiros que lhe fornecem programas e filmes, de acordo com uma fonte informada sobre o plano.

Marcien Jenckes, executivo da Comcast, informou que a companhia não tem planos de lançar um serviço separado e que em lugar disso complementará os 75 mil programas de TV e filmes já disponíveis a pedido para os assinantes via seus decodificadores de cabo.

O Streamfix será oferecido gratuitamente como parte dos pacotes de cabo mais caros da Comcast, e custará 4,99 dólares adicionais ao mês nos pacotes básicos.

A Comcast está lançando o Streampix com programas de TV e shows de parceiros como a Walt Disney, Warner Bros, do grupo Time Warner Warner Bros, Sony Pictures e de sua subsidiária NBC Universal.

Os planos da Streampix foram revelados algumas semanas depois que a Verizon Communications anunciou a criação de uma joint venture com a Redbox, da Coinstar, para oferecer locação de vídeos online e DVDs separada de seu serviço FiOS.

O Google e a Amazon.com também estão desenvolvendo planos para lançar serviços de vídeo online.

A Netflix tem uma base de cerca de 24 milhões de assinantes, criada com a oferta de programas de TV e filmes mais antigos, e os investidores do setor de TV a cabo temem que os assinantes comecem a abandonar os pacotes mais caros e a usar mais a Netflix.

A Comcast já oferece milhões de horas mensais de vídeo em seu sistema pay-per-view, mas os vídeos online propiciam flexibilidade adicional. A companhia pode oferecer, por exemplo, temporadas inteiras de seriados populares como "30 Rock" e "Grey's Anatomy" -um recurso que vem se provando popular junto aos usuários da Netflix.

"Há demanda clara por conteúdo de acervo, tal como seriados de TV de sucesso", disse Jenckes. "Outras empresas lançaram produtos de sucesso no segmento, e reconhecemos que é algo que o mercado deseja".

Acompanhe tudo sobre:ComcastConcorrênciaEmpresasEmpresas americanasInternetNetflixSitesTelevisãoTVTV a cabo

Mais de Tecnologia

Musk pode comprar o canal MSNBC? Bilionário faz memes sobre possível aquisição

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista