Tecnologia

Cofundador do Reddit Alexis Ohanian se junta a bilionário Frank McCourt para comprar TikTok

Alexis Ohanian atuará como conselheiro estratégico especializado em redes sociais da proposta de comprar o TikTok que visa dar mais controle aos usuários de seus dados

TikTok precisar ser vendido para uma empresa nos EUA, caso contrário será banido no país (Anthony Kwan/Getty Images)

TikTok precisar ser vendido para uma empresa nos EUA, caso contrário será banido no país (Anthony Kwan/Getty Images)

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 5 de março de 2025 às 12h03.

Tudo sobreTikTok
Saiba mais

O cofundador do Reddit, Alexis Ohanian, se juntou a Frank McCourt, bilionário do mercado imobiliário dos Estados Unidos, em um lance para comprar as operações do TikTok nos Estados Unidos. Segundo a Reuters, ele atuará como conselheiro estratégico especializado em redes sociaisOhanian é um pioneiro da internet que fundou o Reddit com um colega de quarto na Universidade de Vigínia.

McCourt chamou o seu projeto de adquirir o TikTok de “O lance do povo” por conta dos planos de permitir que usuários controlem como seus dados serão usados e compartilhados. "Onde ele [Alexis Ohanian] pode ajudar mais é validando, mas também socializando o que estamos fazendo" afirmou McCourt a Reuters.

Em um post no X (antigo Twitter), Ohanian confirmou sua participação no projeto para comprar o TikTok e escreveu: “Usuários deveriam possuir seus próprios dados. Criadores deveriam possuir suas próprias audiências”. "Estamos estabelecendo um novo padrão para o que é possível em comunidades digitais. Um TikTok do povo, pelo povo. Vamos ver se conseguimos fazer isso acontecer", disse. 

A intenção de McCourt de formar um consórcio de investidores para adquirir o TikTok já havia sido anunciada em maio de 2024. Uma lei dos Estados Unidos obriga o TikTok a ir para as mãos de uma empresa estadunidense para continuar a atuar no país. A plataforma chegou a sair do ar quando a lei começou a valer em 19 de janeiro, mas um decreto assinado por Donald Trump adiou o banimento da plataforma por 75 dias.

Outro grupo de investidores interessado no TikTok é liderado por pelo empreendedor Jesse Tinsley (fundador do site Employer.com), que apresentou uma proposta de compra à vista da rede social. Também faz parte desse grupo o maior youtuber do mundo, Jimmy Donaldson, conhecido na internet como MrBeast. 

Acompanhe tudo sobre:TikTokInternetFusões e AquisiçõesAppsEstados Unidos (EUA)

Mais de Tecnologia

Como a ideia para o app Uber surgiu? Saiba como a empresa de transportes foi criada

Como o iFood foi criado: o app que começou como guia impresso e se tornou líder do delivery

Softbank investe em empresa de robôs que ajudam na instalação de plantas de energia solar

Tesla esclarece parceria com Baidu e desmente foco em direção autônoma na China