Exame Logo

5 games clássicos que chegaram ao Android

Títulos empoeirados ganharam aplicativos sofisticados compatíveis com smartphones e tablets

Android (Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2012 às 21h37.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h27.

Clássicos são clássicos, não importa a plataforma. Por isso, as maiores produtoras de games da atualidade – caso de Electronic Arts, Konami e Namco – verteram antigos jogos de sucesso para dispositivos móveis. Os aplicativos são sofisticados e podem ser instalados em celulares e tablets que rodam com o sistema operacional Android, do Google. É diversão garantida para jogadores veteranos e também novatos. Confira os melhores na seleção a seguir.
  • 2. Sonic CD

    2 /6(Reprodução)

  • Veja também

    O Sonic CD é uma viagem no tempo para os aficionados que, no início da década de 1990, descobriram o console Sega CD, grande inovação da época. A história é basicamente a mesma do original. O objetivo do ouriço Sonic é viajar pelo passado, presente e futuro no encalço do vilão Metal Sonic, um robô criado pelo inimigo Dr. Eggman (Robotnik).

    Os gráficos, bem como a trilha sonora, recriam o ambiente da versão original, mas os controles não respondem tão bem aos movimentos. O direcional digital é controlado pelo dedo polegar, que muitas vezes aciona as funções andar e rolar ao mesmo tempo. Outro ponto negativo é o pacote de atualização obrigatório, que o usuário precisa baixar ao jogar o título pela primeira vez. São 270 MB de dados, divididos em oito arquivos. O download é lento mesmo quando realizado por uma rede Wi-Fi e, por isso, deve-se evitar fazer esse update usando uma rede 3G. Sonic CD é, portanto, um game mediano, que aposta em um personagem ícone para ganhar popularidade também nos celulares.

    Preço: cerca de 8,99 reais
  • 3. Pac-Man

    3 /6(Reprodução)

  • Pac-Man foi lançado originalmente para fliperama em 1980 e, 32 anos depois, surge repaginado para os smartphones. A versão para Android recria o ambiente dos arcades, tanto nos gráficos como nos efeitos sonoros, mas também introduz componentes modernos, característicos da nova plataforma. O jogo oferece três opções de comando: swipe, através do qual o jogador controla a bolacha movimentando os dedos sobre a tela; D-Pad, baseado em um controle digital que faz referência aos joysticks analógicos; e um comando que utiliza o recurso do acelerômetro – o usuário só precisa movimentar o celular para a direita, esquerda, para cima ou para baixo.

    A Namco levou a sério a orientação de que não se mexe em time que está ganhando e não alterou absolutamente nada na jogabilidade do game. A aversão às inovações, neste caso, foi imprescindível para repetir nos celulares o mesmo sucesso de Pac-Man nos PCs, nos consoles e nos arcades.

    Preço: cerca de 7,23 reais
  • 4. Need for Speed Shift

    4 /6(Reprodução)

    Need For Speed Shift é uma boa pedida para os aficionados que gostam de jogos de corrida. A franquia, já muito popular nos videogames, chega aos celulares pelas mãos da Electronic Arts, responsável também pela série em outras plataformas. Os gráficos e a trilha sonora, com muito rock'n'roll, não decepcionam. O jogo oferece três níveis de dificuldade – iniciante, profissional e expert – e um recurso de personalização, que permite ao jogador escolher câmbio automático ou manual, freio automático ou mesmo o padrão de medida da velocidade (milhas ou quilômetros por hora). O usuário começa com duas opções de carro, mas pode escolher outros veículos de acordo com seu desempenho. O controle é baseado no recurso do acelerômetro – basta virar o celular para a direita ou esquerda para fazer uma curva –, que pode ser customizado através de um controle de sensibilidade. Para intensificar a experiência do jogador, os carros se deterioram com as batidas. Ao final de cada corrida, o usuário tem acesso a um perfil que resume a sua performance na partida.

    Preço:
    cerca de 5,42 reais
  • 5. The Sims 3

    5 /6(Reprodução)

    The Sims é a terceira franquia mais vendida da história, e sua adaptação para os smartphones é mais do que natural. O objetivo do usuário é evoluir o seu sim, fazendo com que ele conviva com outros personagens, arrume um emprego e compre itens para a casa. O jogo traz muitos elementos das outras plataformas e permite aos usuários customizar seus personagens. As opções disponibilizadas no "simulador de vida" são limitadas, dada a capacidade restrita para armazenar dados do celular. Assim mesmo, o jogador consegue trocar a cor dos olhos, a roupa, o sapato e o tom de pele do protagonista. Os gráficos, a exemplo do que ocorre nos consoles, são fracos e pouco realistas.

    O The Sims 3 para Android é uma boa opção para quem é fã da franquia, mas pode não ser uma boa escolha para aqueles que buscam em um game ação e grandes desafios.

    Preço: cerca de 12,72 reais
  • 6. PES 2012 Pro Evolution Soccer

    6 /6(Reprodução)

    Uma das melhores adaptações móveis de franquias estabelecidas em outras plataformas, o jogo de futebol PES 2012 Pro Evolution Soccer leva para o smartphone recursos on-line, inteligência artificial e customização de jogadores. O usuário pode participar de campeonatos, escolher atletas e montar suas equipes. No game da Konami é possível também criar um time dos sonhos com as maiores estrelas do futebol em todo o mundo – até Ronaldo aparece entre as opções. Os fãs de redes sociais podem, inclusive, compartilhar no Facebook o placar de uma partida. O jogo apresenta ainda estádios oficiais e estatísticas dos jogadores. Os controles (um direcional digital e dois botões) respondem bem aos comandos e não causam estranheza mesmo àqueles que não se sentem muito familiarizados com os joysticks tradicionais. Para a versão 2012 do PES, a Konami fechou grandes parcerias, como a firmada com a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA)

    Preço: cerca de 9,73 reais
  • Acompanhe tudo sobre:AndroidGamesGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTablets

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame