Ciberataque: o presidente do banco advertiu que o risco de ataques cibernéticos também pode afetar as infraestruturas dos bancos centrais europeus (iStock/Thinkstock)
EFE
Publicado em 18 de maio de 2017 às 08h50.
Frankfurt (Alemanha) - Os ataques cibernéticos causam danos anuais no valor de 50 bilhões de euros na economia alemã e de 400 bilhões de euros em todo o mundo, segundo números divulgados nesta sexta-feira o presidente do Bundesbank, Jens Weidmann.
Em um simpósio, Weidmann advertiu que o risco de ataques cibernéticos também pode afetar as infraestruturas e aplicativos dos bancos centrais europeus.
"A questão já não é se uma infraestrutura ou uma instituição será objetivo de um ataque, senão quando ou e com que frequência", disse o presidente do Bundesbank.
Weidmann explicou que o Bundesbank sofreu no ano passado este tipo de ataque a serviços através da internet, que deviam derrubar o sistema, e outros com vírus Locky, que se espalharam na Alemanha a partir de fevereiro de 2016 através de e-mails com mais de 5.000 infecções por hora.
O Bundesbank se protegeu até agora com sucesso.
Weidmann considerou necessário que o setor financeiro otimize seus mecanismos de proteção e que crie uma cultura de segurança cibernética.