chromeios (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 3 de outubro de 2013 às 14h58.
São Paulo O modo anônimo do Google Chrome para o iOS 7 parece não ser tão anônimo assim. Uma falha no browser faz com que buscas feitas na barra de navegação, sob a proteção do modo incógnito, fiquem registradas no histórico. Assim, ao procurar por algo usando a página do Google, o uma lista mostrará tudo que fora buscado antes, ignorando
Ou seja, apesar de teoricamente não guardar dados de navegação, não é bem isso que acontece. Não se sabe desde qual versão a falta de anonimato existe, mas ela foi descoberta apenas nesta semana pela empresa de desenvolvimento e design Parallax. O desenrolar do problema pode ser conferido no vídeo abaixo, gravado pela companhia.
//www.youtube.com/embed/61SzHpGGFRs
Segundo o Google, a falha se deve à própria plataforma da Apple, e não é bem uma brecha de segurança. A própria empresa explica no site de ajuda do browser: no Chrome para iOS, devido a limitações da plataforma, abas normais e incógnitas compartilham armazenamento local HTML5, que é usado normalmente pelos sites para armazenar arquivos em seu aparelho (cliente-side caching) ou para garantir que algo funcione offline.
O mesmo aviso ainda diz que as abas anônimas mantêm os dados de navegação separados dos dados das abas normais, e tudo é apagado assim que o Chrome é fechado. O detalhe curioso disso tudo é que as informações de busca só ficam salvas caso a pesquisa seja feita pela barra de navegação e só podem ser vistas ao procurar por algo usando a página do Google (google.com).
Problema do iOS ou não, o fato é que não para confiar cegamente na navegação anônima do Chrome no sistema. Por isso, se ainda quiser tentar garantir um pouco de privacidade com o navegador, recomenda-se fazer as pesquisas usando o site do Google, e não mais a omnibox seja no modo normal ou no modo incógnito.