Tecnologia

China tem liderança em patentes de tecnologia de segurança a nível global

No final de abril, a China detinha 54,4% do total global de patentes de segurança tecnológica, com 20.445 patentes

Proteção de dados: dilemas regulatórios nascidos na internet precisam de leis específicas  (Oscar Wong/Getty Images)

Proteção de dados: dilemas regulatórios nascidos na internet precisam de leis específicas (Oscar Wong/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 4 de agosto de 2023 às 16h32.

De acordo com um relatório do IPRdaily intitulado “Relatório de Análise de Patentes de Tecnologia de Segurança”, a China se destacou como o país com a maior distribuição de patentes de tecnologia de segurança no mundo. No final de abril, a China detinha 54,4% do total global de patentes de segurança tecnológica, com 20.445 patentes. Os Estados Unidos, por sua vez, processaram 9.155 patentes, tornando-se também um dos principais inovadores no campo dessas patentes.

O relatório também destacou que o número de patentes de invenção de tecnologia de segurança da China é 2,23 vezes maior do que o dos EUA, evidenciando o avanço tecnológico chinês na área. Além disso, empresas chinesas dominaram a lista dos 10 principais requerentes de patentes globais, com sete delas ocupando essas posições.

A tecnologia de segurança, também conhecida como tecnologia de segurança da informação, foi definida no relatório como ume método que abrange a proteção de sistemas de informação, redes e computadores, assim como dados e informações relacionadas, englobando diversas dimensões de engenharia de sistemas.

Esse avanço no cenário das patentes de tecnologia de segurança reflete o papel cada vez mais significativo das empresas de tecnologia na economia digital. A China está na vanguarda desse desenvolvimento, com empresas como a Ant Group liderando o ranking com 3.806 famílias de patentes. Outras gigantes chinesas como a Huawei e a Tencent também se destacam entre os principais requerentes de patentes no campo da segurança tecnológica.

Essa conquista da China destaca seu papel crescente como um polo de inovação, impulsionando o desenvolvimento do país no setor de tecnologia e reforçando sua posição no cenário internacional de patentes.

Acompanhe tudo sobre:Chinaempresas-de-tecnologia

Mais de Tecnologia

Cada vez mais raras: apenas uma startup brasileira se tornou unicórnio em 2024

Robôs de carregamento transformam mercado de veículos elétricos na China

Xangai se consolida como terceiro maior centro global de fintech

Taxa de autossuficiência energética da China fica acima de 80% em 2024