Tecnologia

Chega ao fim a era do .com, .net e .gov na internet

Órgão internacional autoriza criação de novos sufixos para sites

A iniciativa é considerada um marco na história da internet (Divulgação)

A iniciativa é considerada um marco na história da internet (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2011 às 21h12.

São Paulo - Instituições públicas e privadas não serão mais obrigadas a usar os tradicionais sufixos .com, .net e org., entre outros, em seus endereços na internet, ficando, a partir de 2012, livres para escolher qualquer palavra. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, em Cingapura, pela Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN, da sigla em inglês).

A iniciativa é considerada um marco na história da internet. "A ICANN abriu o sistema de endereços da internet às ilimitadas possibilidades da imaginação humana. Ninguém pode prever aonde essa histórica decisão nos levará", disse o presidente e chefe-executivo da organização, Rod Beckstrom.

A ICANN é a entidade internacional responsável por distribuir pelo planeta os números de protocolo de internet (IP), que garantem acesso de usuários à rede, além de determinar os tipos de domínios genéricos de primeiro nível (.com, .net e org., por exemplo) e dos códigos nacionais (.br e .uk, por exemplo).

A organização começará a aceitar solicitação para novos domínios genéricos a partir de janeiro de 2012. Atualmente, estão disponíveis 22 domínios desse tipo, além de 250 terminações que indicam a nacionalidade dos sites.

Acompanhe tudo sobre:BrowsersInternetSites

Mais de Tecnologia

Samsung Galaxy A55 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Redmi 13C vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

POCO X6 Pro vale a pena? Veja detalhes do celular e ficha técnica

Mais na Exame