Tecnologia

NSA constrói réplica da nave USS Enterprise, de Star Trek

Keith Alexander, chefe da National Security Agency, construiu uma réplica da ponte de comando da nave da série

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

RK

Rafael Kato

Publicado em 16 de setembro de 2013 às 09h59.

Keith Alexander,  general quatro estrelas dos EUA e chefe da NSA (National Security Agency), construiu uma réplica da ponte de comando da nave USS Enterprise, da série Star Trek, na sede do Comando Cibernético do Exército Norte-Americano (Arcyber), em Fort Belvoir. A informação foi divulgada pela revista Foreign Policy.

A revista ouviu fontes ligadas a Alexander para compor um longo perfil sobre o número um da espionagem dos EUA.  Além de responsável pela NSA, o general também está no comando de ataques cibernéticos a outras forças militares no mundo, sobretudo a China. E foi no edifício da Arcyber que Alexander, um fã inveterado da série de ficção científica Star Trek, construiu uma réplica da sala de comando da Entreprise.

O espaço foi projetado por um cenógrafo de Hollywood com o intuito de imitar a ponte da nave Enterprise de Star Trek, com painéis, estações de computador, um enorme monitor de TV na parede em frente, e as portas que fazem um "assobio" quando deslizam.

Congressistas e outros funcionários importantes se revezavam para sentar na "cadeira do capitão", que é revestida de couro e fica no centro da sala. Enquanto isso, Alexander, um amante de filmes de ficção científica, mostrava suas ferramentas de dados na tela grande”, disse a a revista.

“Todo mundo queria sentar na cadeira pelo menos uma vez para fingir que era Jean-Luc Picard", disse um oficial aposentado responsável por visitas VIP.

Uma foto do centro de comando foi divulgada neste domingo (15) pelo repórter Glenn Greenwald, famoso por possuir os dados vazados por Edward Snowden. O projeto da ponte de comando, segundo o jornalista, é do escritório de arquitetura DBI.

Segundo o próprio escritório, a função primordial do centro de comando "é fornecer, visualizar, planificar, executar e coordenar informações para o exército dos EUA e para outras agências federais".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ExércitoNSAPaíses ricos

Mais de Tecnologia

CrowdStrike dá vale-presente de US$ 10 a funcionários que resolveram apagão cibernético

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Apple TV+ faz em um mês audiência que a Netflix faz em um dia

Mais na Exame