EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 19 de novembro de 2008 às 17h22.
Cerca de quatro meses após a compra pela Totvs, o CEO da Datasul, Jorge Steffens, está deixando a empresa. Segundo nota à imprensa, a saída de Steffens já estava prevista desde o acordo de compra da Datasul pela Totvs, em julho.
Na ocasião, as empresas decidiram que Steffens ficaria até o fim da integração da Totvs com a Datasul, o que aconteceu na última quinzena de outubro. Com a saída de Steffens, a diretoria da Totvs permanece inalterada, com Laércio Cosentino na presidência.
O ex-presidente da Datasul atuava na companhia desde os 16 anos. Entrou na Datasul como estagiário em 1982. Dois anos depois, quando estava na universidade, abriu o primeiro escritório da empresa em São Paulo. "Eu literalmente morava na filial", disse Steffens à Exame em 2003. "A empresa funcionava numa casa no bairro do Brooklin. Eu dormia nos fundos, acordava e já estava no trabalho."
Trabalhou em áreas como a de desenvolvimento de produtos, suporte, implantação e comercialização de sistemas (entre 1982 e 1999) e esteve na subsidiária em Atlanta (EUA), comandando as operações do México, África do Sul e Argentina.
Entre 1999 a 2002 atuou na Neogrid, empresa também criada pelo fundador da Datasul, como diretor especializado em integração de sistemas e E-business.
Há seis anos voltou à Datasul como diretor de produto e tecnologia e em maio de 2003 assumiu o cargo de diretor-presidente. Desde a compra pela Totvs, participava do Conselho de Administração da Datasul.
Steffens é formado em tecnologia em processamento de dados pela Universidade Mackenzie, de São Paulo (SP), e pela Universidade da região de Blumenau (SC), em 1989.
É pós-graduado em Marketing pela FGV/CTIJ (1999) e em Software Business - The American Way pela Southeastern University (EUA, 1997).
O fundador da Datasul, Miguel Abuhab, continua como membro do conselho da empresa.