Tecnologia

C.H.I.P é projeto de computador miniatura mais poderoso que o Raspberry Pi

Computador tem um processador de 1Ghz e armazenamento de até  4GB

C.H.I.P  (Divulgação)

C.H.I.P (Divulgação)

RK

Rafael Kato

Publicado em 9 de maio de 2015 às 13h45.

Priorizar nos meus resultados Google

Com um processador de 1Ghz e armazenamento de até  4GB, o C.H.I.P é um projeto de computador miniatura que procura por apoio financeiro no Kickstarter. Além de mais poderoso que o Raspberry Pi, o C.H.I.P (um trocadilho com a palavra cheap, em inglês) quer ser mais acessível, já que seu custo será de apenas nove dólares.

O computador, desenvolvido pela Next Thing Co., uma startup que já havia lançado projetos de câmeras com Raspberry Pi com êxito, pode ser usado para criar documentos no LibreOffice, navegar na internet e até jogar games com o uso de um controle (como o do PlayStation) que pode ser conectado via bluetooth. Outras funções são aulas de programação, já que o C.H.I.P vem com Scratch previamente instalado, e uma central de mídia para a produção de música eletrônica.

O C.H.I.P vem com uma bateria e não precisa de uma fonte externa de energia para funcionar. Apesar de procurar por apoio financeiro, o computador é open source e sua estrutura pode ser modificada ou adaptada para diferentes projetos.

Para contribuir ou saber mais sobre o C.H.I.P, acesse o site ou confira o vídeo abaixo:

https://www.kickstarter.com/projects/1598272670/chip-the-worlds-first-9-computer/widget/video.html

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresINFO

Mais de Tecnologia

Com troca de controle, CEO do Inner Circle vê nova chance para enfrentar crise dos apps de namoro

Como funciona uma das máquinas mais complexas do mundo e que fabrica chips de IA

Robôs aspiradores que passam pano: o que muda entre os baratos e os mais caros

Placa de vídeo e RAM: como saber se seu PC já roda IA e deixar de pagar ChatGPT ou Claude