Tecnologia

Brecha em plugin de WordPress pode ter afetado 1,7 milhão de páginas

De acordo com um post no blog da Sucuri, os desenvolvedores da extensão foram avisados com antecedência sobre a brecha, que foi corrigida em atualização

wordpress (Huasonic / Flickr)

wordpress (Huasonic / Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2014 às 09h51.

Pesquisadores da empresa de segurança Sucuri divulgaram nesta terça-feira a descoberta de uma vulnerabilidade grave presente no plugin MailPoet, usado em páginas do WordPress e baixado cerca de 1,7 milhão de vezes. A falha, que atinge versões antigas do add-on, permite que invasores façam o upload de arquivos PHP no site, usando-o depois como “isca” para phishing e até para hospedar malware, por exemplo.

De acordo com um post no blog da Sucuri, os desenvolvedores da extensão foram avisados com antecedência sobre a brecha. Ela foi corrigida na nova versão 2.6.7 do MailPoet, liberada pouco antes da publicação do alerta – e justamente por isso, é recomendável que usuários com a aplicação ativa no website a atualizem o quanto antes.

Devido à natureza da falha, a empresa de segurança não revelou muitos detalhes técnicos sobre o problema. O texto diz apenas que essa vulnerabilidade acontecia devido a um equívoco dos desenvolvedores relacionado aos hooks “admin_init” – para eles, a função só era chamada por um administrador autenticado, e em páginas dentro do “/wp-admin”, o que não é bem verdade. Dessa forma, a funcionalidade do plugin ficava disponível para todos.

Caso você utilize o MailPoet para criar newsletters e responder automaticamente visitantes em sua página em WordPress, vale atualizá-lo por aqui. A dica, aliás vale para praticamente qualquer outro plugin usado no CMS, como bem citou o site Ars Technica.

Acompanhe tudo sobre:INFOseguranca-digitalSoftware

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores