Brecha em Mac OS X é descoberta em ataque

Problema foi identificado na última semana por causa de uma série de ataques feitos aos computadores de ativistas uigures

São Paulo - A Kaspersky Lab, laboratório avançado de pesquisas de malware, descobriu uma falha grave no sistema Mac OS X, da Apple.

O problema foi identificado na última semana. E os técnicos só descobriram a falha por causa de uma série de ataques feitos aos computadores de ativistas uigures, que lutam pela região autônoma de Xinjiang, na China.

Segundo a Kaspersky lab, a investida foi classificada como uma APT (sigla que pode ser traduzida como "ameaça persistente e avançada").

Costin Raiu, diretor do setor de pesquisa global e análise da Kaspersky, afirmou que os indivíduos por trás do ataque enviaram e-mails aos ativistas com anexo em formato ZIP. Além de arquivos em JPG, o pacote continha o malware que podia utilizar a backdoor - até então oculta.

Quando executado, o aplicativo malicioso se instala automaticamente no sistema Mac OS X e, também, se conecta em servidores dos atacantes– com isso, eles usam a brecha de sistema para roubar dados dos PCs contaminados.

O computador da vítima pode ter seus arquivos listados e copiados, além de sofrer comandos efetuados pelos agressores digitais.

Foi apurado pela empresa que o aplicativo é uma nova versão do backdoor conhecido como MaControl, que pode atacar tanto Mac com padrão i386 quanto PowerPC. Ele é identificado pela empresa como "Backdoor.OSX.MaControl.b". A Kaspersky estima que os ataques a Mac OS X cresçam com o aumento de sua popularidade.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.