Tecnologia

Brasil é o 37º em ranking de velocidade de banda larga

País fica atrás de vizinhos como Chile, Colômbia e Argentina, segundo Akamai. Coreia do Sul lidera lista

Média de velocidade de conexão no Brasil é de 1,36 Mbps (Justin Sullivan/Getty Images)

Média de velocidade de conexão no Brasil é de 1,36 Mbps (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2010 às 14h11.

São Paulo – A Akamai, empresa especializada em mensuração e soluções para tráfego online, divulgou um relatório que mostra a velocidade média de tráfego nos 50 países com maior número de usuários online. Segundo o estudo, a Coreia do Sul tem a melhor banda larga do mundo, com uma velocidade média de 16,63 Mbps. Em seguida, aparecem Hong Kong, com velocidade de 8,57 Mbps, e o Japão, com 8,03 Mbps.

Romênia (6,80 Mbps) e Holanda (6,50 Mpbs) fecham o grupo dos cinco melhores. Os Estados Unidos aparecem na 12ª colocação, com velocidade de tráfego média de 4,6 Mbps.

Apesar de ser o quinto país em número de usuários – atrás somente da China, Estados Unidos, Japão e Índia –, o Brasil aparece como 37º no ranking quando o quesito é a velocidade de tráfego. A média de velocidade por aqui é 1,36 Mbps. O país fica atrás de vizinhos sul-americanos como Chile (2,19 Mbps), Colômbia (1,65 Mbps), e Argentina (1,55 Mbps).

O relatório mostra ainda que 15% dos usuários brasileiros utilizam conexão com velocidade inferior a 256 Kbps; 66% estão ligados a uma linha com velocidade entre 256 Kbps e 2 Mbps; 16% possuem conexões entre 2 Mbps e 5 Mpbs; e apenas 3% possui banda larga com velocidade de 5 Mbps ou superior.

Na base da lista, aparecem o Irã (0,41 Mbps), Nigéria (0,5 Mbps), e Indonésia (0,63 Mbps). Somados, os 50 países possuem 1,8 bilhão de usuários online, segundo a Akamai.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBanda largaDados de BrasilInternet

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame