Brasil ofereceu ao governo uruguaio apoio financeiro para desenvolver projetos de telecomunicações por cerca de 50 milhões de dólares, caso escolha o sistema japonês, ISDB-T. (.)
Da Redação
Publicado em 31 de março de 2010 às 09h35.
Montevidéu - O Uruguai pode revisar sua escolha do sistema europeu de televisão digital porque algumas promessas não foram cumpridas pelo bloco, ao mesmo tempo que estuda a proposta do Brasil para adotar o padrão japonês escolhido por outros países latino-americanos.
O presidente do Uruguai, um dos poucos países no continente a optar pelo sistema europeu, se reuniu nesta semana com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
"Já faz alguns anos que decidimos acompanhar a Europa tecnologicamente. Iríamos criar um laboratório de investigação da matéria com o apoio da Europa, obviamente, mas não tem sido assim", disse Mujica em seu programa de rádio.
"Hoje, nos é pedido (por parte de Brasil) que participemos, que voltemos a página, e nós, obviamente, temos que discutir com a Europa, mas, por outro lado, temos que discutir com o Brasil para esclarecer o que nos é pedido, o que nos é oferecido", acrescentou o presidente
O Brasil já realizou alterações no sistema de televisão digital japonês, escolhido também por Argentina, Chile, Equador, Peru e Venezuela.
Na América do Sul - além do Uruguai - somente a Colômbia optou pelo sistema europeu.
Segundo a imprensa local, semanas atrás, o Brasil ofereceu ao governo uruguaio apoio financeiro para desenvolver projetos de telecomunicações por cerca de 50 milhões de dólares, caso escolha o sistema japonês, ISDB-T.