BitTorrent lança novo app de mensagens criptografadas para PCs e mobile
O aplicativo permite que usuários troquem mensagens e façam ligações usando a rede de dados, mas todo o conteúdo é cifrado
Da Redação
Publicado em 12 de maio de 2015 às 16h19.
A BitTorrent lançou oficialmente nesta terça-feira seu app de mensagens criptografadas Bleep. Com versões para Android, iOS, Windows e Mac, o programa vem de uma fase de testes alpha que se estende desde julho do ano passado, quando foi anunciado.
O aplicativo permite que usuários troquem mensagens e façam ligações usando a rede de dados, mais ou menos como o Skype ou o Viber. Mas com um diferencial crucial: todo o conteúdo é cifrado e processo é feito de ponta a ponta, sem intermediários, o que significa que as chaves para decifrá-lo, além das mensagens, ficam armazenadas no dispositivo em que o app está instalado. É uma forma de proteger melhor as informações dos usuários e até evitar que a empresa seja envolvida em um processo, como já explicamos aqui.
Fora esses recursos, o Bleep também conta com uma função Whisper, que funciona de forma parecida com o Snapchat e está presente nas quatro versões. Ativada através do comando Go To Whisper ou da tecla Shift, a funcionalidade faz com que as mensagens enviadas através dela desapareçam 25 segundos após a visualização. Ela ainda inclui um bloqueio de screenshots, que borra a mensagem ou o nome do usuário que a enviou caso o outro lado tire um print.
https://youtube.com/watch?v=2cbH6RCYayU
Por ora, segundo o VentureBeat, o aplicativo ficará apenas com esse quarteto de versões, que devem ganhar novas funções como sincronização entre dispositivos e conversas em grupo. Todas essas ferramentas deverão continuar gratuitas para os consumidores finais. A ideia da BitTorrent, no entanto, ainda envolve lançar SDKs e APIs para desenvolvedores e fazer parcerias privadas com empresas, de forma a garantir algum dinheiro para a empresa.
Se quiser testar o app, dá para baixá-lo pela página oficial. Para usá-lo, basta fazer um cadastro que não exige dados pessoais, o que também não deixa de ser outra vantagem quando o assunto é segurança e privacidade.