Tecnologia

Biblioteca do Congresso dos EUA arquivará todo conteúdo do Twitter

Material ficará armazenado digitalmente em servidores, mas instituição ainda não deu uma estimativa da data em que o conteúdo estará disponível

Biblioteca do Congresso dos EUA: 167 terabytes de informações arquivadas

Biblioteca do Congresso dos EUA: 167 terabytes de informações arquivadas

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2010 às 12h01.

São Paulo - Se você já postou ao menos uma mensagem no Twitter, parabéns: em breve, você poderá dizer que seu nome consta do arquivo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington. Você e mais dezenas de milhões de pessoas, já que todos os tweets já publicados na ferramenta, desde março de 2006, passarão a ser arquivados pela instituição.

O anúncio foi feito hoje no blog da Biblioteca do Congresso, que informou que o material ficará armazenado digitalmente em servidores. A instituição não deu uma estimativa da data em que o conteúdo estará disponível. Ainda hoje, representantes do Twitter devem falar sobre o acordo na conferência de desenvolvedores da companhia que é realizada em São Francisco.

Mais de 50 milhões de tweets são publicados por dia e recentemente a ferramenta ultrapassou a marca dos 10 bilhões de mensagens publicadas. Entre os exemplos de tweets importantes destacados pela Biblioteca do Congresso estão o primeiro de todos, postado em 2006 pelo co-fundador do Twitter Jack Dorsey e uma mensagem do presidente Barack Obama logo após a vitória nas eleições de 2008.

Na mesma linha da iniciativa da Biblioteca do Congresso, o Google anunciou hoje, um pouco mais cedo, um novo recurso em sua ferramenta de buscas: o "replay", que permitirá que os internautas procurem por termos no Twitter dentro de qualquer período da história da ferramenta.

A Biblioteca do Congresso guarda materiais digitais desde 2000, quando a internet passou a receber material para campanhas eleitorais. Segundo a instituição, mais de 167 terabytes de informação proveniente da web estão arquivados.

A entidade ainda é responsável pelo National Digital Information Infrastructure and Preservation Program (Programa Nacional de Infraestrutura e Preservação de Informação Digital), que tem o objetivo de coletar, preservar e tornar disponível conteúdo digital relevante, especialmente aquele que só existe em forma virtual, para a atual e as futuras gerações.
 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEstados Unidos (EUA)InternetPaíses ricosRedes sociaisServidores públicosTwitter

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA