Tecnologia

Barco movido a hidrogênio verde deve ser apresentado na COP 30

A embarcação faz parte do projeto JAQ Hidrogênio Verde, do grupo Náutica, em parceria com Itaipu Parquetec

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 10 de fevereiro de 2025 às 09h13.

Última atualização em 10 de fevereiro de 2025 às 12h19.

Um barco movido a hidrogênio verde deve ser apresentado na COP30, que acontece em Belém, capital  do Pará, em novembro de 2025. A embarcação faz parte do projeto JAQ Hidrogênio Verde, do grupo Náutica, em parceria com o Itaipu Parquetec.

A Explorer H1, primeira grande entrega da iniciativa, tem 36 metros e utiliza um sistema de hidro jatos, o que permite a navegação em águas rasas.

Atualmente, a embarcação está em um estaleiro em Fortaleza, Ceará.

Após a apresentação da Explorer H1, começará a segunda fase do projeto com a Explorer H2, de 50 metros, atualmente ancorada no Guarujá, São Paulo.

Ambas serão transformadas em laboratórios flutuantes, salas de aula e plataformas tecnológicas, visando fomentar pesquisa e educação ambiental.

Acompanhe tudo sobre:COP30Meio ambienteHidrogênio verdeAo Ponto

Mais de Tecnologia

Starlink no celular: quando chega ao Brasil, como funciona e quais modelos são compatíveis

Aprenda como organizar fotos com IA sem perder privacidade

Wegovy é único remédio contra obesidade ligado à queda no risco de morte, diz análise

5 jogos divertidos de celular para jogar no transporte público