EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h37.
SÃO PAULO - O Banco Real ABN AMRO acaba de aderir à oferta de acesso à internet. Mas vai na contramão de seus concorrentes, ao se associar à Globo.com para oferecer um serviço pago - vai sair por 17,90 reais mensais.
O banco está apostando no diferencial da qualidade de acesso para atrair assinantes. "Muitos clientes reclamam da qualidade de acesso à internet", garante o diretor-executivo da divisão de e-business do Real, Edson Fregni. "E também não queríamos começar com um modelo de acesso gratuito para, em determinado momento, passar para o modelo pago. Além do mais, neste momento, com tantos novos provedores gratuitos, não traríamos nenhum serviço a mais para os nossos clientes desta forma", complementa.
O acesso do Banco Real terá um portal desenvolvido em parceria com a Globo.com, com conteúdo originado nas duas partes - a princípio, nada diferente do que se pode ver no portal da Globo ou no site do Banco Real. Mas a idéia é desenvolver uma série de produtos voltados para as comunidades, que é como o Real se refere à divisão interna das categorias de clientes, como universitários, médicos e aqueles que usam o financiamento da instituição para pagar um automóvel, para citar alguns exemplos.
Segundo Juarez Queiroz, CEO da Globo.com, o portal deve começar em breve a "customizar" o conteúdo de seus canais que forem mais afins aos clientes do banco. De qualquer forma, quem optar pelo novo provedor terá direito a cinco contas de e-mail, acesso ilimitado, suporte 24 horas via 0800 e 100 MB de espaço para armazenar e-mails. O provedor do Banco Real estará disponível em cerca de 60 cidades brasileiras.
Hoje, o Real tem três milhões de correntistas, e 720 mil (contando 70 mil empresas) usam o internet banking. Mesmo assim, a meta do banco nesse novo serviço é até modesta: 150 mil assinantes até o final do ano, sendo 100 mil novos internautas e 50 mil "migrantes" de outros provedores de acesso pago ou gratuito.