Exame Logo

Baleia do Twitter pode estar com os dias contados

Empresa responsável por site anuncia que inaugurará datacenter próprio para resolver problemas de capacidade de tráfego

Twitter quer que baleia não apareça mais para os usuários
DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2010 às 11h40.

São Paulo - O Twitter anunciou que mudará toda a área de operações técnicas para um datacenter próprio em Salt Lake City até o fim do ano. Até agora, a empresa utilizava um datacenter da empresa NTT America, em São Francisco. A mudança permitirá que o sistema por trás da rede de microblogs tenha mais capacidade de acomodar o grande número de usuários e de posts que cresce a cada dia.

Nos últimos meses, o serviço vem sofrendo críticas por conta dos problemas para suportar o tráfego. As mensagens de excesso de capacidade, que trazem a imagem da famosa baleia carregada por passarinhos, se tornaram bastante frequentes durante a realização da Copa do Mundo, por exemplo, por conta do grande número de acessos e de mensagens publicadas sobre os jogos.

Veja também

Conforme informações divulgadas pela empresa em seu blog oficial, mais de 300 mil pessoas se inscrevem na ferramenta por dia. "Acompanhar esses usuários e sua atividade nos proporciona desafios únicos e complexos de engenharia", diz Jean-Paul Cozzatti, chefe de engenharia de programação da companhia. "Ter datacenters dedicados nos dará mais capacidade de acomodar esse crescimento de usuários e da atividade no Twitter".

"O datacenter hospedará um ambiente com fornecedores variados para servidores rodando aplicativos e sistemas operacionais de código aberto. Com nosso próprio datacenter nos dará a flexibilidade para fazer mais rapidamente ajustes a medida que a infraestrutura precise de mudança". De acordo com Cozzatti, nos próximos dois anos, a empresa espera inaugurar outros datacencers.

Leia outras notícias sobre o Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetRedes sociaisSitesTwitter

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame